EDUCAÇÃO COMO (RE)EXISTÊNCIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE

Code: 220910207
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Título

EDUCAÇÃO COMO (RE)EXISTÊNCIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE

Autores(as):
  • João Alberto Steffen Munsberg

    MUNSBERG, J. A. S.

  • Gilberto Ferreira Da Silva

    SILVA, G. F. da

  • Henri Luiz Fuchs

    FUCHS, H. L.

  • Otávio Nogueira Balzano

    BALZANO, O. N.

DOI
10.37885/220910207
Publicado em

01/11/2022

Páginas

1007-1021

Capítulo

71

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a potencialidade de uma proposta pedagógica inscrita na perspectiva da educação intercultural decolonizadora. Toma-se como referência a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico implantada no Rio Grande do Sul em 2011. A produção dos dados ocorreu em 2014, mediante aplicação de questionário a 658 estudantes e 30 professores coordenadores do Seminário Integrado, em 30 escolas públicas estaduais de ensino médio, uma de cada cidade-sede de Coordenadoria Regional de Educação da Seduc/RS. Na análise dos dados e discussão dos resultados utilizaram-se a técnica de análise temática de Gibbs e a análise discursiva bakhtiniana. Como ancoragem teórica, pressupostos de Catherine Walsh e Vera Candau, com ênfase na interculturalidade, alicerçaram a pesquisa. Prospectando significações e sentidos nos discursos das quatro instâncias educacionais analisadas – regulatória, discente, docente e teórica –, constatou-se que: a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem foco no protagonismo juvenil; o protagonismo juvenil oportuniza a preparação para a intervenção na realidade; a atuação crítica na sociedade transforma a realidade; protagonismo e intervenção na realidade são pressupostos da interculturalidade; a interculturalidade constitui-se em estratégia para a decolonialidade. Confirma-se, pois, que a proposta pedagógica do Ensino Médio Politécnico tem potencial para ser implementada na perspectiva da educação intercultural decolonizadora em contexto brasileiro.

Palavras-chave

Ensino médio politécnico, Proposta pedagógica outra, Educação intercultural, Decolonialidade, Interculturalidade.

Autor(a) Correspondente
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