EDUCAÇÃO CATÓLICA E CONTEXTO DE INFLUÊNCIA: A POSIÇÃO DA ANEC NO DEBATE SOBRE O FUNDEB

Code: 201001873
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Título

EDUCAÇÃO CATÓLICA E CONTEXTO DE INFLUÊNCIA: A POSIÇÃO DA ANEC NO DEBATE SOBRE O FUNDEB

Autores(as):
  • Letícia Rodrigues Monteiro

    Monteiro, Letícia Rodrigues

  • Marcelo Siqueira Maia Vinagre Mocarzel

    Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre

DOI
10.37885/201001873
Publicado em

08/12/2020

Páginas

152-168

Capítulo

10

Resumo

Este artigo objetiva debater o papel da ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil no contexto de influência de políticas públicas do campo educacional. Iniciou-se por um histórico da educação confessional no Brasil, mostrando que a mesma é pioneira e antecedeu inclusive a educação pública e laica. Procedeu-se ao levantamento de dados, a partir da análise de Nota Técnica emitida pela entidade. Fez-se uso da análise de conteúdo como método interpretativo. Foram analisados os posicionamentos político-pedagógicos da ANEC acerca do Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Como conclusões, acredita-se que a ANEC define suas estratégias de ação com base na expansão de sua rede de influência, mas também com uma visão democrática de educação, defendendo a permanência do Fundeb como elemento de democratização da educação pública.

Palavras-chave

Educação Católica; Contexto de Influência; Fundeb.

Autor(a) Correspondente
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