EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA?

Code: 220207800
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA?

Autores(as):
  • Gustavo Souza da Silva Cercundo

    Cercundo, Gustavo Souza da Silva

  • Obertal da Silva Almeida

    Almeida, Obertal da Silva

  • Helane de Jesus Coelho

    Coelho, Helane de Jesus

  • Murilo Marques Scaldaferri

    Scaldaferri, Murilo Marques

DOI
10.37885/220207800
Publicado em

31/05/2022

Páginas

55-71

Capítulo

5

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é verificar as concepções dos docentes da disciplina de Biologia acerca da EA nos colégios estaduais de Itapetinga-BA. Este foi atingido por meio dos seguintes objetivos específicos: i) identificar as concepções dos professores sobre EA; ii) listar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para conduzir a EA; iii) refletir a cerca das concepções de EA construídas pelos docentes e a sua relação com as práticas exercidas em sala de aula. Para coleta de dados, foi utilizado como instrumento um formulário estruturado com oito questões sendo destas uma sobre dados socioculturais e sete subjetivas pertinentes aos objetivos do estudo. Após serem coletados os dados foram organizados por meio do método de análise de conteúdo, sendo criadas categorias para enquadrar os relatos e assim discutir as concepções apresentadas. Foram definidas quatro categorias: 1. Meio ambiente na prática pedagógica dos professores; 2. Concepções em meio ambiente; 3. Concepções em EA; 4. Conhecimento dos problemas ambientais locais. Os dados indicam que a maioria dos docentes apresentam uma concepção de meio ambiente e educação ambiental que privilegia ações voltadas a preservação e conservação do ambiente natural, não levando em consideração aspectos históricos, políticos e sociais das relações existentes. Estas ações são na sua maioria individuais e pontuais, não havendo uma continuidade.

Palavras-chave

Educação Ambiental, Biologia, Escola, Meio Ambiente, Prática Pedagógica.

Autor(a) Correspondente
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