EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA?

Code: 220207800
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA?

Autores(as):
  • Gustavo Souza da Silva Cercundo

  • Obertal da Silva Almeida

  • Helane de Jesus Coelho

  • Murilo Marques Scaldaferri

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220207800
    Publicado em

    31/05/2022

    Páginas

    55-71

    Capítulo

    5

    Resumo

    O objetivo geral deste trabalho é verificar as concepções dos docentes da disciplina de Biologia acerca da EA nos colégios estaduais de Itapetinga-BA. Este foi atingido por meio dos seguintes objetivos específicos: i) identificar as concepções dos professores sobre EA; ii) listar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para conduzir a EA; iii) refletir a cerca das concepções de EA construídas pelos docentes e a sua relação com as práticas exercidas em sala de aula. Para coleta de dados, foi utilizado como instrumento um formulário estruturado com oito questões sendo destas uma sobre dados socioculturais e sete subjetivas pertinentes aos objetivos do estudo. Após serem coletados os dados foram organizados por meio do método de análise de conteúdo, sendo criadas categorias para enquadrar os relatos e assim discutir as concepções apresentadas. Foram definidas quatro categorias: 1. Meio ambiente na prática pedagógica dos professores; 2. Concepções em meio ambiente; 3. Concepções em EA; 4. Conhecimento dos problemas ambientais locais. Os dados indicam que a maioria dos docentes apresentam uma concepção de meio ambiente e educação ambiental que privilegia ações voltadas a preservação e conservação do ambiente natural, não levando em consideração aspectos históricos, políticos e sociais das relações existentes. Estas ações são na sua maioria individuais e pontuais, não havendo uma continuidade.

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    Palavras-chave

    Educação Ambiental, Biologia, Escola, Meio Ambiente, Prática Pedagógica.

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