EDUCAÇÃO AMBIENTAL: QUAIS AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA-BA?
Gustavo Souza da Silva Cercundo
Cercundo, Gustavo Souza da Silva
Obertal da Silva Almeida
Almeida, Obertal da Silva
Helane de Jesus Coelho
Coelho, Helane de Jesus
Murilo Marques Scaldaferri
Scaldaferri, Murilo Marques
31/05/2022
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SOCIEDADE, TECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS - VOLUME 3
O objetivo geral deste trabalho é verificar as concepções dos docentes da disciplina de Biologia acerca da EA nos colégios estaduais de Itapetinga-BA. Este foi atingido por meio dos seguintes objetivos específicos: i) identificar as concepções dos professores sobre EA; ii) listar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores para conduzir a EA; iii) refletir a cerca das concepções de EA construídas pelos docentes e a sua relação com as práticas exercidas em sala de aula. Para coleta de dados, foi utilizado como instrumento um formulário estruturado com oito questões sendo destas uma sobre dados socioculturais e sete subjetivas pertinentes aos objetivos do estudo. Após serem coletados os dados foram organizados por meio do método de análise de conteúdo, sendo criadas categorias para enquadrar os relatos e assim discutir as concepções apresentadas. Foram definidas quatro categorias: 1. Meio ambiente na prática pedagógica dos professores; 2. Concepções em meio ambiente; 3. Concepções em EA; 4. Conhecimento dos problemas ambientais locais. Os dados indicam que a maioria dos docentes apresentam uma concepção de meio ambiente e educação ambiental que privilegia ações voltadas a preservação e conservação do ambiente natural, não levando em consideração aspectos históricos, políticos e sociais das relações existentes. Estas ações são na sua maioria individuais e pontuais, não havendo uma continuidade.
Educação Ambiental, Biologia, Escola, Meio Ambiente, Prática Pedagógica.
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