EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM TEA: ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS COM BASE NAS INTELIGÊNCIAS MÚLTILPLAS

Code: 220709403
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS COM TEA: ANÁLISE DE RECURSOS DIDÁTICOS COM BASE NAS INTELIGÊNCIAS MÚLTILPLAS

Autores(as):
  • Jéssica Milena Silva Do Nascimento

    NASCIMENTO, J, M. S.

  • Luciane Cristina Paschoal

    PASCHOAL, L. C.

DOI
10.37885/220709403
Publicado em

01/10/2022

Páginas

48-67

Capítulo

4

Resumo

Um dos grandes problemas ambientais vivenciados depois da Revolução Industrial são os acúmulos de resíduos sólidos advindos do consumismo exagerado. A Educação Ambiental é uma ferramenta essencial dentro do ambiente escolar porque possibilita uma visão holística sobre o sistema ambiental, ao mesmo tempo que correlaciona diferentes temas visando a uma maior compreensão acerca de diversos assuntos. Para auxiliar o desenvolvimento da Educação Ambiental dentro da escola, pode-se utilizar a teoria das Inteligências Múltiplas como maneira de buscar compreender e conhecer melhor o perfil de alunos dentro da sala de AEE para desenvolver didáticas. O objetivo da pesquisa aqui apresentada foi analisar recursos didáticos sobre Educação Ambiental desenvolvidos para alunos com transtorno do espectro autista, tendo como base a teoria das Inteligências Múltiplas. A temática central abordada dentro da Educação Ambiental foram os resíduos sólidos e o teste verificou as principais potencialidades e dificuldades da aluna, que serviram como base para a elaboração das didáticas sobre os resíduos sólidos. A aluna apresentou grande desenvolvimento em todas as atividades, compreendendo e interagindo muito bem com o material e a mediadora. Ao final do processo, as avaliações de aprendizagem demonstraram que ela conseguiu aprender os princípios básicos da Educação Ambiental voltada aos resíduos sólidos, como a importância da reutilização de resíduos sólidos, a relação homem natureza, os impactos advindos disso e o pensamento sustentável.

Palavras-chave

Autismo, Ensino, Resíduos sólidos.

Autor(a) Correspondente
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