EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU CONSERVAÇÃO DA NATUREZA PARA O (DES)ENVOLVIMENTO SOCIAL

Code: 210906023
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL OU CONSERVAÇÃO DA NATUREZA PARA O (DES)ENVOLVIMENTO SOCIAL

Autor(a):
  • Deise Keller Cavalcante

    Cavalcante, Deise Keller

DOI
10.37885/210906023
Publicado em

01/10/2021

Páginas

179-192

Capítulo

12

Resumo

Dentre as várias tendências identificadas na educação ambiental está a visão conservacionista, afirmada na representação de um ambiente intocado e restrito, em que a presença humana é nefasta e destruidora. Esta visão se faz presente na atualidade, reforçada por alguns autores e disseminação de práticas que tiveram suas origens nos movimentos de luta pela conservação do ambiente natural, contribuindo para promover uma compreensão da educação ambiental essencialmente ligada à conservação da natureza. Para além dessa dimensão da educação ambiental, existem outras, que buscam incorporar elementos além do ambiente natural. Almejam a emancipação e a felicidade humana, com cuidado e respeito a todas as formas de vida. Estas vêm sendo construídas por meio da interação social e pelo diálogo permanente entre o ideário ambientalista em sua diversidade de saberes e práticas. Este artigo propõe uma reflexão sobre as dimensões educacionais destinadas às questões ambientais.

Palavras-chave

Educação, Sociedade, Conservacionismo.

Autor(a) Correspondente
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