EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL BARAÚNAS EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE

Code: 220107396
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL BARAÚNAS EM SÃO JOSÉ DO EGITO-PE

Autores(as):
  • Judilene Bento da Costa

    Costa, Judilene Bento da

  • Antonio Izidro Sobrinho

    Izidro Sobrinho, Antonio

  • Gisleudo Barros de Sousa

    Sousa, Gisleudo Barros de

DOI
10.37885/220107396
Publicado em

26/02/2022

Páginas

177-188

Capítulo

13

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é fundamental para a sensibilização da sociedade, criando oportunidades para a preservação e, assim, possibilitando uma ação responsável e respeitosa sobre o meio natural. O presente artigo traz uma análise do conhecimento dos sujeitos sobre o meio ambiente, e se a gestão escolar proporciona práticas interdisciplinares de EA. Isto se fez necessário devido à preocupação das ciências em torno da degradação ambiental proveniente das ações antrópicas. A pesquisa tem como objetivo apresentar de forma sucinta os principais conceitos relacionados à Educação Ambiental, apontando um pouco de sua trajetória no cenário educacional evidenciado a importância de ser repassada para a sociedade, principalmente na educação escolar. O método utilizado consistiu em levantamento de dados bibliográficos, entrevistas semiestruturadas e coleta de informações com integrantes da Escola Municipal Baraúnas localizada na zona rural do município de São José do Egito – PE. Obteve-se como resultado que a Educação Ambiental (EA) não é trabalhada de forma interdisciplinar e que os alunos da referida escola não conhecem de forma ampla o que é meio ambiente e até mesmo parte dos professores e da gestão desconhecem que EA. Conclui-se que EA consiste em uma peça chave para a formação de indivíduos, pois, visa sensibilização dos discentes proporcionando-lhes uma visão holística e atual das questões ambientais do seu lugar e de outras escalas geográficas.

Palavras-chave

Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Educação.

Autor(a) Correspondente
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