EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, LEGISLAÇÃO E RELAÇÃO COM O AMBIENTE ESCOLAR

Code: 230713588
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HISTÓRICO, LEGISLAÇÃO E RELAÇÃO COM O AMBIENTE ESCOLAR

Autores(as):
  • Francisco Jeferson Da Silva Lima

    Lima, Francisco Jeferson da Silva

  • Camila Tâmires Alves Oliveira

    Alves Oliveira, Camila Tâmires

DOI
10.37885/230713588
Publicado em

30/07/2023

Páginas

233-247

Capítulo

18

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é uma maneira de aprendizado para o gerenciamento e promoção das relações entre humanidade e natureza de forma agregada e sustentável. Diante do exposto, acredita-se que a Educação Ambiental pode ser utilizada para conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação ambiental e dos seus recursos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi abordar os aspectos ligados ao histórico e legislação da Educação Ambiental e sua relação com o ambiente escolar. A Educação Ambiental vem sendo abordada ao longo dos anos, seja através de obras como o livro Primavera Silenciosa de Rachel Carson (1962), seja por eventos como Conferência de Estocolmo (1972), Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental (1977), Congresso Nacional sobre Educação e Formação Ambiental (1987), Seminário Latino-americano (1988), Conferência das Nações Unidas – Rio/92 (1992), Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade (1997) e vários outros eventos, de pequeno ou grande porte que ocorrem todos os anos. A legislação que rege a Educação Ambiental é a Lei nº 9.795 de abril de 1999. No entanto, a Educação Ambiental também está prevista na Constituição Federal garantindo que a Educação Ambiental é componente essencial e permanente da educação nacional. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), abordam que a Educação Ambiental é uma temática transversal no currículo das instituições de ensino básico, enquanto a lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) expõe a obrigatoriedade de abordar a temática de meio ambiente na educação básica. A Educação Ambiental é uma temática essencial para ser abordada no ambiente escolar, pois os alunos conseguirão verificar a importância da conservação da natureza e dos seus recursos, por meio da construção do pensamento reflexivo e crítico com auxílio dos professores e da escola. A partir do contato dos estudantes com a Educação Ambiental será possível desenvolver atitudes mais conscientes e sustentáveis.

Palavras-chave

Estudantes, escola e Educação Ambiental, Lei nº 9.795 de abril de 1999, livro didático e Educação Ambiental.

Autor(a) Correspondente
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