EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRILHA ECOLÓGICA INTERDISCIPLINAR: CAMINHOS PARA UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO ENSINO

Code: 200600395
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TRILHA ECOLÓGICA INTERDISCIPLINAR: CAMINHOS PARA UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA DO ENSINO

Autores(as):
  • Samuel Rosário

    Rosário

  • João Silva

    Silva

  • Jocenilda Rosário

    Sousa

DOI
10.37885/200600395
Publicado em

31/07/2020

Páginas

247-254

Capítulo

33

Resumo

RESUMO: Este trabalho apresenta o relato de experiência sobre o projeto de trilhas ecológicas interdisciplinares, desenvolvidas com estudantes do ensino fundamental e médio, na EEEFM “Manoel Lobato”, no município de Primavera/PA. O objetivo inicial era propor ações que pudessem despertar o senso crítico da comunidade frente ao descaso com as questões ambientais e estimular as boas práticas em defesa do meio ambiente em uma perspectiva interdisciplinar. As trilhas realizadas utilizam-se de uma metodologia diferenciada por entender que a utilização de práticas pedagógicas inovadoras é essencial para despertar, estimular e motivar os alunos. Nessa perspectiva, as trilhas desenvolvidas buscam uma abordagem interdisciplinar de assuntos do cotidiano relacionados com as disciplinas estudadas em sala de aula, estimulando a prática de atividades físicas ao ar livre, conhecimento dos ambientes que constituem a região, fortalecimento do espírito de cooperação em trabalho de equipe e aulas em campo para a coleta de dados geográficos, biológicos, químicos, matemáticos e físicos para subsidiar a produção de documentos com noções sobre o estado de conservação do ecossistema em questão. Os relatórios gerados pelos alunos e professores são apresentados na abertura da feira de ciências da escola, buscando alcançar um maior número de pessoas que formam a comunidade escolar.

Palavras-chave

Educação, Meio Ambiente, Boa Práticas, Interdisciplinar.

Autor(a) Correspondente
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