EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2013-2023)

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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2013-2023)

Autores:
  • Elias Fernandes De Medeiros Junior

  • Cleoni Virginio Da Silveira

  • Orleans Dos Santos Brito

  • José Haroldo Cavalcante De Souza

  • Jakeline Dos Santos Carvalho

  • Maria Jose Lopes Da Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240717300
    Publicado em

    29/08/2024

    Páginas

    59-78

    Capítulo

    5

    Resumo

    A educação ambiental deve ser entendida como um processo de formação que contribui diretamente para novas práticas sustentáveis emancipatórias que contribuem para a sustentabilidade a partir das relações de ensino. O presente trabalho teve como objetivo investigar as publicações realizadas na Revista Brasileira de Educação Ambiental, em um recorte de dez anos (2013-2023). Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa a partir do instrumento de revisão bibliográfica, com o intuito de levantar informações sobre a publicação de artigos científicos que foram publicados dentro da temática da educação ambiental e nos resíduos sólidos. A análise dos dados revelou que os anos de maior produção científica nesta área foram 2019 e 2022. Observamos que 69% das pesquisas abordavam trabalhos teóricos, enquanto 31% eram de natureza prática. A região Sul e Nordeste apresentaram o maior número de trabalhos envolvendo a temática dos resíduos sólidos. Esses resultados indicam a necessidade de um aprofundamento das discussões sobre educação ambiental e gestão de resíduos sólidos, visando a promover uma maior sustentabilidade ambiental. Dessa forma, este trabalho não só evidencia a evolução das pesquisas na área, mas também aponta caminhos para o futuro da educação ambiental e da sustentabilidade no Brasil.

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    Palavras-chave

    educação ambiental; política pública; resíduos sólidos; REVBEA; práticas sustentáveis.

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