EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS ESCOLAS

Code: 200400080
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS ESCOLAS

Autores(as):
  • Erica Rodrigues

    RODRIGUES, E.

  • Sandra Maria Coltre

    COLTRE, S. M.

  • Jefferson Dos Santos Vorpagel

    VORPAGEL, J. S.

DOI
10.37885/200400080
Publicado em

16/06/2020

Páginas

262-265

Capítulo

31

Resumo

Este estudo buscou revisar a importância da educação ambiental no currículo escolar, e contribuir para a reflexão quanto à necessidade de ações práticas nas escolas, alinhadas aos dezessete objetivos para o desenvolvimento sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que permitam aos estudantes e comunidade escolar vivenciar ações voltadas à sustentabilidade e à conscientização ambiental. Para a elaboração do presente estudo foi realizada uma pesquisa descritiva exploratória, no município de Marechal Cândido Rondon – PR, desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, constituída pela análise de textos publicados, tanto na literatura especializada, como em periódicos (impressos e/ou disponibilizados na internet). Autores e estudiosos como Ignacy Sachs e Maria Lucia da Silva Rocha deram suporte aos estudos. Os resultados mostraram que é necessário instituir nas escolas, práticas que permitam aos estudantes e comunidade escolar vivenciar, no cotidiano, tarefas voltadas à sustentabilidade e à conscientização ambiental, com sugestão para rotinas organizadas para a coleta seletiva, uso de materiais recicláveis coletados no próprio ambiente de ensino e a manutenção de hortas escolares. Tais práticas podem servir como ferramentas pedagógicas interdisciplinares de conscientização ambiental, educação alimentar e cidadania, e ainda podem ser empregados na captação de recursos para a escola através da comercialização de resíduos sólidos, biodegradáveis ou pela venda dos alimentos produzidos na horta escolar, como exemplo prático de autonomia e sustentabilidade e da busca por um espaço social mais justo colaborativo, equilibrado e dinâmico, práticas estas que corroboram na responsabilidade do governo, escolas, educadores e estudantes com os 17 ODS.

Palavras-chave

educação, ambiental, agenda, 2030, objetivos, de, desenvolvimento, sustentável, (ods)

Autor(a) Correspondente
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