EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA O ENSINO MÉDIO
Manuella Henrique Dos Santos
SANTOS, Manuella Henrique dos
Bruna Salvador De Abreu
ABREU, Bruna Salvador de
Ana Paula Dias Pazzaglini Roldi
ROLDI, Ana Paula Dias Pazzaglini
30/09/2023
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EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM PESQUISA
A produção e o consumo exacerbados são responsáveis pelo aumento significativo na geração de resíduos sólidos no Brasil. Esse aumento afeta diretamente a relação entre os seres humanos e o meio ambiente, evidenciando a forma prejudicial com a qual os sujeitos utilizam os recursos naturais. Deste modo, o presente trabalho teve como finalidade elaborar e validar uma Sequência Didática (SD) de Educação Ambiental (EA), a fim de expor dados sobre a produção de resíduos sólidos no Brasil e problematizar as dimensões econômicas, políticas e sociais que influenciam e são influenciadas pela produção, consumo, geração e descarte de resíduos. A pesquisa apostou no potencial pedagógico da SD como metodologia de ensino quando aplicada, a posteriori, para alunos da 1ª série do Ensino Médio e verificou sua contribuição por meio de sua validação, a priori, por professores atuantes no ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) da rede pública e privada de ensino. A pesquisa-ação foi utilizada como metodologia de pesquisa e a coleta de dados se deu por meio de formulários criados na plataforma Google forms e por meio do preenchimento da tabela de validação de SD, proposta por Guimarães e Giordan (2011), de maneira síncrona durante um encontro de 2 horas por meio da plataforma Google Meet. Os resultados obtidos apontaram a SD criada como um instrumento capaz de (re)construir percepções e atitudes sustentáveis nos discentes acerca da Educação Ambiental e da geração de resíduos sólidos, de modo a contribuir para a formação de seres críticos e políticos.
Educação ambiental, pesquisa-ação, resíduos sólidos, sequência didática, sustentabilidade.
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