EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ATO RESPONSÁVEL:ENSAIO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DO ECOEDUCADOR
Santiago Daniel Hernandez-Piloto Ramos
Hernandez-Piloto Ramos, Santiago Daniel
Maria das Graças Ferreira Lobino
Lobino, Maria das Graças Ferreira
Sumika Soares de Freitas Hernandez-Piloto
Hernandez-Piloto, Sumika Soares de Freitas
02/02/2021
217-235
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De natureza qualitativa a investigação formativa com ênfase na colaboração, iniciou o debate sobre a educação ambiental e a formação do ecoeducador durante os encontros formativos. A metodologia utilizada articulou uma formação centrada na investigação colaborativa-crítica, em que o sujeito passou a ser autor-criador de seu processo formativo. Por tanto, o trabalho aponta reflexões a partir da abordagem histórica e filosófica da educação socioambiental na formação do Ecoeducador. Assim, discorre sobre os fundamentos do ato responsável na Formação Contínua no território vivido, a partir da proposição do Coletivo Educador Ambiental (Coleduc) como experiência e fortalecimento da práxis do ecoeducador e fortalecimento a partir da Escola e seus Conselhos Escolares.
Educação sócioambiental; Ecoeducador; Formação continuada
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