EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGROECOLÓGICA E RESILIÊNCIA SOCIOECOLOGICA: UM ESTUDO NO MOGICO

Code: 230914249
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Título

EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGROECOLÓGICA E RESILIÊNCIA SOCIOECOLOGICA: UM ESTUDO NO MOGICO

Autor(a):
  • Olga Alicia Gallardo Milanés

    Gallardo Milanés, Olga Alicia

DOI
10.37885/230914249
Publicado em

30/09/2023

Páginas

50-66

Capítulo

4

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender como o processo de educação ambiental agroecológico pode favorecer a resiliência socioecológica na Associação Monte de Gente Interessada no Cultivo Orgânico (MOGICO). Para esse fim, foi utilizada uma metodologia qualitativa por meio de um estudo de caso, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, triangulando métodos e técnicas qualitativas, que possibilitaram estudar a educação ambiental agroecológica e sua contribuição para a resiliência socioecológica.A pesquisa revelou que a Associação Monte de Gente Interessada no Cultivo Orgânico promove a agroecologia por meio da educação ambiental e, assim, consegue aprendizado coletivo. Isso se deve à sua capacidade de articular-se com outros atores, o que lhes permite coordenar tarefas coletivas, comercializar diretamente seus produtos e valorizar o aspecto humano no relacionamento com os consumidores. Em conclusão, pode-se dizer que a MOGICO, ao valorizar e disseminar a educação ambiental agroecológica, significa as práticas tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento local e a segurança alimentar. Além disso, busca a conservação da biodiversidade, uma vez que a agroecologia se fundamenta na compreensão dos ecossistemas e no papel essencial da biodiversidade para a resiliência dos sistemas agrícolas.

Palavras-chave

Educação ambiental, agroecologia, resiliência sócio- ecológica, cultivo orgânico, sustentabilidade.

Autor(a) Correspondente
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