EDUCAÇÃO ALIMENTAR NO CONTEXTO HOSPITALAR EM PORTADORES DE HIV
Cinthia Regina Sales Furtado Vieira
Vieira, Cinthia Regina Sales Furtado
Rozinéia de Nazaré Alberto Miranda
Miranda, Rozinéia de Nazaré Alberto
Raimundo Bentes de Almeida Junior
Almeida Junior, Raimundo Bentes de
Fabiana Costa Cardoso
Cardoso, Fabiana Costa
Ranilda Gama de Souza
Souza, Ranilda Gama de
Aldair da Silva Guterres
Guterres, Aldair da Silva
Gredany Rodrigues Palheta
Palheta, Gredany Rodrigues
01/05/2022
769-783
67
Objetivou-se realizar ação educativa de aconselhamento dietoterápico em unidade de internação aos portadores de HIV hospitalizado. Metodologia é um estudo transversal, com abordagem quantitativa sobre a importância da alimentação no desenvolvimento da infecção, seguido de ação educativa aos 133 portadores do HIV-1 internados no Hospital Unversitario. Resultados: Com relação ao índice de massa corporal (IMC) a maioria (59%) apresentou alteração no estado nutricional, 80% dos pacientes receberam orientação nutricional e, 100% afirmaram saber sobre a importância da alimentação para a saúde; apesar de 73% apresentarem conhecimento sobre alimentação equilibrada, apenas 33% realizavam entre 5 a 6 refeições por dia. Conclusão: Os portadores de HIV com menor oferta econômica e menores condições de acesso ao alimento, estão mais propensos a serem desnutridos como também aumentam a probabilidade de internação hospitalar. A adequação do estado nutricional constitui a principal necessidade de intensificação das ações de educação nutricional, pois revelam-se como principal aliada para a melhor aceitação e manutenção da Dietoterapia.
HIV, Consumo Alimentar, Educação nutricional.
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