ECONOMIA SOLIDÁRIA, TRABALHO ASSOCIADO E EDUCAÇÃO POPULAR

Code: 230814100
6
0
Título

ECONOMIA SOLIDÁRIA, TRABALHO ASSOCIADO E EDUCAÇÃO POPULAR

Autor(a):
  • Lucas Alexssandher Tavares Fonseca

    Fonseca, Lucas Alexssandher Tavares

DOI
10.37885/230814100
Publicado em

01/12/2023

Páginas

54-63

Capítulo

4

Resumo

Objetivo: Este manuscrito tem como objetivo propiciar uma exposição sobre a influência da educação popular freireana nas práticas de economia solidária e como esta se consolida enquanto método formativo apropriado para organizar o trabalho associado. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática de autores e obras elaboradas no campo da economia solidária e do trabalho associado. Resultados: A metodologia da educação popular de Paulo Freire, fundamentada pela ação reflexiva e dialógica, foi apropriada pela economia solidária no cotidiano das estratégias de formação político-pedagógica nos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) para fomentar o exercício da consciência dos trabalhadores. Conclusão: Compreendemos que o diálogo viabiliza a atuação política dos sujeitos rumo à mudança social articulada às ações de economia solidária, bem como possibilita a instituição de uma relação profícua entre o conhecimento científico e o conhecimento popular na produção da ciência e na constância do trabalho associado.

Palavras-chave

Economia Solidária, Trabalho Associado, Educação Popular.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.