ECONOMIA ECOLÓGICA: O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA
Maria Inês Escobar Costa
Costa, Maria Inês Escobar
Maria Luciana Mendonça Sousa
Sousa, Maria Luciana Mendonça
Tainá Alana Olímpio Lopes
Lopes, Tainá Alana Olímpio
Francisco Casimiro Filho
Casimiro Filho, Francisco
Lunian Fernandes Moreira
Moreira, Lunian Fernandes
01/11/2022
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ECONOMIA ECOLÓGICA, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Objetivo: Este trabalho objetiva analisar o ensino da Economia Ecológica e sua capacidade de formulação de uma pedagogia própria. Como referência teórica se utiliza de trabalhos produzidos por teóricos da educação superior, das ciências sociais e os principais teóricos do campo recente da Economia Ecológica, no intuito de buscar chaves metodológicas, algumas, em uso na experiência da Universidade Federal do Ceará. Métodos: A pesquisa analisou qualitativamente elementos da experiência do único curso de graduação em Economia Ecológica conhecido, a sua intencionalidade pedagógica, expressa no projeto de curso, articulado com o debate sobre as finalidades da universidade. Resultado: A pedagogia própria, ecossistêmica, em uma perspectiva biocêntrica necessita de um percurso histórico que contenha elaboração teórica e prática dos sujeitos envolvidos, a recente proposição de um bacharel em economia ecológica aponta para um horizonte de sociedades sustentáveis, a partir de princípios de justiça ambiental e da perspectiva biocêntrica.
Educação ecológica, Pedagogia biocêntrica, Ensino economia ecológica.
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