É HISTO! UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DE STREAMING EM ÁUDIO E REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA

Code: 221010424
8
0
Título

É HISTO! UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DE STREAMING EM ÁUDIO E REDES SOCIAIS COMO ALIADAS NA EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores(as):
  • Mariana Gama E Silva

    e Silva, Mariana Gama

  • Ana Carolina Lima Da Silva

    da Silva, Ana Carolina Lima

  • Cristina Carneiro Da Cunha

    da Cunha, Cristina Carneiro

  • Manuelly Pereira De Morais Santos

    Santos, Manuelly Pereira de Morais

  • Marília Angélica Lacerda De Mendonça

    de Mendonça, Marília Angélica Lacerda

  • Thiago Luiz De Almeida Silva

    Silva, Thiago Luiz de Almeida

  • Luciana Alcoforado Mendes Da Silva

    Mendes Da Silva, Luciana Alcoforado

DOI
10.37885/221010424
Publicado em

31/10/2022

Páginas

154-162

Capítulo

14

Resumo

As plataformas de streaming e redes sociais tornam-se cada vez mais presentes no entretenimento e busca de informação, mas também no âmbito educacional. Os cursos de saúde, em especial medicina, são considerados difíceis e com grande volume de conteúdo, sendo necessários meios para despertar o interesse e auxiliar o aprendizado dos acadêmicos. Assim, a utilização de novas estratégias pedagógicas que facilitem o processo de ensino–aprendizagem é de grande importância no processo de construção do conhecimento, o que ficou ainda mais evidente no cenário de pandemia da COVID-19. Dessa forma, o presente trabalho busca relatar a experiência de utilização de mídias de áudio em plataformas de streaming, bem como das redes sociais, como ferramentas para o ensino de histologia. Para isso, foram criados e divulgados conteúdo de áudio para plataformas de streaming como spotfy e postagens em rede social (Instagram) sobre os assuntos ministrados nas disciplinas de Biomorfologia e Sistemas Orgânicos Integrados (SOI) do curso de graduação em medicina. O acompanhamento da satisfação, fidelização, interação e processo de aprendizagem foi realizado por meio de formulários online gratuitos disponibilizados mensalmente, possibilitando ajustes metodológicos. Além disso, foram avaliadas as informações sobre estatística da conta do Instagram e do canal de podcasts para verificar o alcance dos episódios e dados demográficos do público. Observou-se uma boa adesão e feedback positivo dos discentes que experienciaram os podcasts e posts publicados. A utilização das mídias digitais dinamizou o compartilhamento de informações e ajudou na complementação e sedimentação dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Palavras-chave

Educação médica, Tecnologia educacional, Podcast, Histologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.