DOMINÓ DOS GRUPOS FUNCIONAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO PARA ASSOCIAR A FÓRMULA ESTRUTURAL DOS GRUPOS COM SEU RESPECTIVO NOME

Code: 210604946
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Título

DOMINÓ DOS GRUPOS FUNCIONAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO PARA ASSOCIAR A FÓRMULA ESTRUTURAL DOS GRUPOS COM SEU RESPECTIVO NOME

Autores(as):
  • Rodrigo Aparecido de Souza Ribeiro

    Ribeiro, Rodrigo Aparecido de Souza

  • Elói Luis Krüger

    Krüger, Elói Luis

  • Tayane Regina Campanholi Santos

    Santos, Tayane Regina Campanholi

DOI
10.37885/210604946
Publicado em

01/07/2021

Páginas

39-47

Capítulo

3

Resumo

O estudo dos compostos orgânicos é muito importante para o ensino de Química, pois essas substâncias utilizamos na produção de combustíveis, medicamentos, alimentos e entre outros produtos. A Química Orgânica é uma área que estuda os compostos de carbono. O trabalho teve como objetivo criar e aplicar um jogo de dominó dos grupos funcionais para desenvolver de maneira lúdica habilidades necessárias para identificar e relacionar as fórmulas estruturais de cada grupo funcional com seus respectivos nomes. O trabalho foi realizado com os estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do munícipio de Nova Marilândia-MT. O diagnóstico realizado teve como partida um questionário antes e depois da aplicação do jogo, nele continha várias fórmulas estruturais de compostos orgânicos onde os estudantes tinham que reconhecer corretamente os grupos funcionais e seus nomes. O recurso possibilita uma aprendizagem mais significativa já que consegue prender a atenção dos estudantes, estimulando-os na construção de habilidades para compreender o conteúdo abordado.

Palavras-chave

Química orgânica, Ludicidade, Grupos funcionais.

Autor(a) Correspondente
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