DOMINÓ DOS GRUPOS FUNCIONAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO PARA ASSOCIAR A FÓRMULA ESTRUTURAL DOS GRUPOS COM SEU RESPECTIVO NOME
Rodrigo Aparecido de Souza Ribeiro
Ribeiro, Rodrigo Aparecido de Souza
Elói Luis Krüger
Krüger, Elói Luis
Tayane Regina Campanholi Santos
Santos, Tayane Regina Campanholi
01/07/2021
39-47
3
O estudo dos compostos orgânicos é muito importante para o ensino de Química, pois essas substâncias utilizamos na produção de combustíveis, medicamentos, alimentos e entre outros produtos. A Química Orgânica é uma área que estuda os compostos de carbono. O trabalho teve como objetivo criar e aplicar um jogo de dominó dos grupos funcionais para desenvolver de maneira lúdica habilidades necessárias para identificar e relacionar as fórmulas estruturais de cada grupo funcional com seus respectivos nomes. O trabalho foi realizado com os estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do munícipio de Nova Marilândia-MT. O diagnóstico realizado teve como partida um questionário antes e depois da aplicação do jogo, nele continha várias fórmulas estruturais de compostos orgânicos onde os estudantes tinham que reconhecer corretamente os grupos funcionais e seus nomes. O recurso possibilita uma aprendizagem mais significativa já que consegue prender a atenção dos estudantes, estimulando-os na construção de habilidades para compreender o conteúdo abordado.
Química orgânica, Ludicidade, Grupos funcionais.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.