DOCÊNCIA COM BEBÊS: UMA EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO

Code: 200600525
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Título

DOCÊNCIA COM BEBÊS: UMA EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO

Autores(as):
  • Solange Mochiutti

    Mochiutti, Solange

  • Celi da Costa Silva Babia

    Babia, Celi da Costa Silva

DOI
10.37885/200600525
Publicado em

29/09/2020

Páginas

81-90

Capítulo

7

Resumo

Contemporaneamente, devido à grande lacuna na formação do professor de educação infantil, a formação continuada é fundamental na construção de saberes necessários ao exercício da docência com crianças, inclusive bebês. refletir sobre a contribuição da investigação-formação no processo de construção e (re) construção de saberes necessários ao exercício da docência com bebês; registrar as mudanças na prática docente das professoras de bebês decorrentes do processo de investigação-formação e ainda contribuir com os estudos voltados para a formação continuada de professores que têm como base metodológica a investigação-formação. A pesquisa foi realizada no ano de 2013, na Unidade de Educação Infantil Wilson Bahia, no município de Belém, no estado do Pará, e contou com a participação de 16 professoras recém-concursadas e uma coordenadora pedagógica. Como metodologia utilizou-se roda de conversa e encontros coletivos. Os diálogos estabelecidos possibilitaram compreender que a formação continuada não é uma linha reta, pois o contexto é dinâmico e de difícil previsão e a investigação-formação é eficaz no processo de investigação sobre a prática educativa com bebês em ambientes coletivos.

Palavras-chave

Formação continuada de professores. Investigação-formação. Docência com bebê. Berçário.

Autor(a) Correspondente
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