DO ENSINO REMOTO AO HÍBRIDO: UMA ANÁLISE SOBRE A EXCLUSÃO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Code: 230914578
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Título

DO ENSINO REMOTO AO HÍBRIDO: UMA ANÁLISE SOBRE A EXCLUSÃO DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores(as):
  • Silvia Cristina Gomes Nogueira

    Nogueira, Silvia Cristina Gomes

  • Lucila Pesce

    Pesce, Lucila

DOI
10.37885/230914578
Publicado em

01/11/2023

Páginas

167-179

Capítulo

10

Resumo

O estudo aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento, em nível de doutoramento, que tem por objetivo buscar compreender de que forma a exclusão digital, tanto por parte dos estudantes quanto dos professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, durante o período de substituição das aulas presenciais para as aulas em contexto remoto emergencial, em virtude da determinação da quarentena e afastamento social, como medida de prevenção e combate ao COVID 19, acentuou as disparidades na educação devido as desigualdades sociais preexistente, considerando que o ensino remoto caracteriza-se por aulas mediadas pela tecnologia de informação e comunicação, com professores e alunos em espaços distintos, e até que ponto, as políticas de inserção tecnológica da Secretária de Educação, implantadas neste mesmo período, conseguiram reduzir os prejuízos decorrentes da interrupção das atividades letivas no auge da pandemia, que abrangeu o período de março de 2020 até dezembro de 2021. Neste cenário, apresentamos aqui, a contextualização deste período, e as dificuldades encontradas por um percentual expressivo de estudantes da educação básica pública que foram privados de continuar seus estudos por não terem acesso ao mínimo necessário, equipamento e conexão com a internet, para poderem acompanhar as aulas. É importante ressaltar que a pesquisa está em desenvolvimento, no entanto, os primeiros achados já demonstram que houve um aprofundamento da exclusão social, em virtude da exclusão digital.

Palavras-chave

educação básica; educação na pandemia; exclusão digital; desigualdade social.

Autor(a) Correspondente
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