DO ACOLHIMENTO AO PRIMEIRO ATENDIMENTO: PERCURSO DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL
DO ACOLHIMENTO AO PRIMEIRO ATENDIMENTO: PERCURSO DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL
Nathália Machado
Adriana Truccolo
30/11/2023
7-30
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Objetivo: conhecer o itinerário percorrido pela criança ao ingressar em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil (CAPSi) localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. Método: Pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva com relação aos objetivos e de campo com relação aos procedimentos técnicos utilizados. Os participantes foram crianças que recebem atendimento em um CAPSi, e os dados foram coletados através de observação participante e entrevista com o psicopedagogo responsável. Resultados: As observações mostraram que o espaço visa a privacidade e individualidade dos envolvidos, favorece a produção de subjetividades, e que o atendimento é humanizado, acolhedor e resolutivo, desde a recepção que é a porta de entrada da criança e ou familiar ao CAPSi até a sala de atendimento psicopedagógico individualizado, onde acontece a acolhida do responsável e usuário. Ali é priorizada a escuta atenta e sensível, a fim de reafirmar a importância da criança e/ou familiares que buscam o serviço, e construir o vínculo terapêutico inicial. A interlocução com o responsável ocorre após o atendimento à criança e é guiada pela escuta atenta e ativa do responsável. Cada criança responde de acordo com sua história de vida ao atendimento, contudo foi possível perceber a formação de vínculo da criança com o profissional e instituição.
Ler mais...Criança. Saúde Mental. Pedagogia.
A PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: OS DESAFIOS DO ATO DE EDUCAR
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