DO ACOLHIMENTO AO PRIMEIRO ATENDIMENTO: PERCURSO DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL

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Título

DO ACOLHIMENTO AO PRIMEIRO ATENDIMENTO: PERCURSO DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENIL

Autores(as):
  • Nathália Machado

  • Adriana Truccolo

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230813945
    Publicado em

    30/11/2023

    Páginas

    7-30

    Capítulo

    1

    Resumo

    Objetivo: conhecer o itinerário percorrido pela criança ao ingressar em um centro de atenção psicossocial infantojuvenil (CAPSi) localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. Método: Pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva com relação aos objetivos e de campo com relação aos procedimentos técnicos utilizados. Os participantes foram crianças que recebem atendimento em um CAPSi, e os dados foram coletados através de observação participante e entrevista com o psicopedagogo responsável. Resultados: As observações mostraram que o espaço visa a privacidade e individualidade dos envolvidos, favorece a produção de subjetividades, e que o atendimento é humanizado, acolhedor e resolutivo, desde a recepção que é a porta de entrada da criança e ou familiar ao CAPSi até a sala de atendimento psicopedagógico individualizado, onde acontece a acolhida do responsável e usuário. Ali é priorizada a escuta atenta e sensível, a fim de reafirmar a importância da criança e/ou familiares que buscam o serviço, e construir o vínculo terapêutico inicial. A interlocução com o responsável ocorre após o atendimento à criança e é guiada pela escuta atenta e ativa do responsável. Cada criança responde de acordo com sua história de vida ao atendimento, contudo foi possível perceber a formação de vínculo da criança com o profissional e instituição.

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    Palavras-chave

    Criança. Saúde Mental. Pedagogia.

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