DIVERSIDADE RELIGIOSA, MULTICULTURALISMO E A PARTICIPAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO
DIVERSIDADE RELIGIOSA, MULTICULTURALISMO E A PARTICIPAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO
Flávio Aparecido de Almeida
31/10/2021
58-66
4
Hoje, vive-se em um mundo da diversidade e a escola é um dos primeiros lugares onde esta se manifesta, pois possui educandos de diferentes origens, crenças religiosas, situação socioeconômica, cultural, dentre outras diferenças. É preciso reconhecer, promover e desenvolver a sensibilidade às necessidades das pessoas em várias categorias de identidade. Esses são os principais objetivos da diversidade educacional, promover o respeito ao pluralismo e ao diferente, inclusive quando se aborda a diversidade religiosa, que deve ser respeitada e tratada como oportunidade de todos aprenderem sobre diferentes culturas e manifestações religiosas. O objetivo da pesquisa é refletir como a diversidade religiosa é tratada no contexto da disciplina Ensino Religioso de forma a promover a igualdade e respeito entre todos. Subsidia a pesquisa os seguintes autores: Torres (2001), Candau (2011), Silva (2011), Canen (2017), dentre outros. Conclui-se que apesar das mudanças ocorridas e desafios enfrentados, o Ensino Religioso precisa se transformar num instrumento capaz de promover a aceitação da diversidade e sua promoção na vida cotidiana.
Ler mais...Diversidade, Ensino Religioso, Multiculturalismo.
CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES: UMA ANÁLISE TRANSDISCIPLINAR - VOLUME 3
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.