DIVERSIDADE NA ESCOLA: PROMOVENDO A IGUALDADE E A DEMOCRACIA

Code: 210303768
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Título

DIVERSIDADE NA ESCOLA: PROMOVENDO A IGUALDADE E A DEMOCRACIA

Autor(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

DOI
10.37885/210303768
Publicado em

30/07/2021

Páginas

161-171

Capítulo

12

Resumo

A temática diversidade está na ordem do dia, em pauta, sendo debatida no contexto educacional, onde se faz necessário a revisão de valores e atitudes que colaborem para superar as injustiças, preconceitos e estereótipos existentes no contexto escolar e também social. É preciso compreender que a diversidade se constitui um cenário em constante transformação, marcado por lutas e reivindicações, tanto do ponto de vista teórico quanto da prática social, e precisa que o professor esteja preparado para lidar com a diferença, respeitando a pluralidade de ideias, a história e cultura de vida do educando, sua concepção de mundo, criando ações onde a tolerância e o respeito ao outro possa ser construído. O objetivo da pesquisa é refletir sobre a diversidade no contexto da educação atual, assim como a necessidade de o professor estar preparado para trabalhar a diversidade em sala de aula, nas turmas do Ensino Fundamental. Acredita-se que a compreensão da diversidade esteja presente não apenas nos discursos, mais que seja relacionada com o fazer pedagógico em sala de aula, ou seja, é preciso que a diferença represente ponto de partida para conquistas democráticas.

Palavras-chave

Diversidade. Diferença. Fazer Pedagógico.

Autor(a) Correspondente
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