DIVERSIDADE DE RIZÓBIOS EM ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS: ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO ANIMAL

Code: 220107482
17
9
Título

DIVERSIDADE DE RIZÓBIOS EM ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS: ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO ANIMAL

Autores(as):
  • Patrícia Cristina de Oliveira dos Santos

    SANTOS, P.C.O.

  • Camila Cristina Alves

    ALVES, C.C.

  • Flávia Romam da Costa Souza

    SOUZA, F.R.C.

  • Ligiane Aparecida Florentino

    FLORENTINO, L.A.

  • Adauton Vilela de Rezende

    REZENDE, A.V.

DOI
10.37885/220107482
Publicado em

26/02/2022

Páginas

139-146

Capítulo

10

Resumo

O cultivo consorciado de leguminosas e gramíneas é um sistema de produção animal que estimula a diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio que atuam em associação simbiótica com espécies de leguminosas, reduzindo a utilização de adubos nitrogenados químicos. A utilização de leguminosas melhoram a qualidade do solo, a nutrição e o bem estar animal. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi analisar a diversidade de rizóbios em nódulos de siratro, gliricídia e leucena. Resultados: Os nódulos isolados das raízes dessas três leguminosas do estado de MG foram lavados, desinfestados durante 30 segundos em álcool etílico, lavados durante três minutos em peróxido de hidrogênio (H2O2) e depois em água destilada autoclavada. Foram esmagados em placa de Petri contendo meio de cultura 79 e incubadas por 10 dias a 28° C. Posteriormente foram repicadas para novas placas e avaliadas quanto a suas características morfológicas (tempo de crescimento, cor, pH do meio, diâmetro e a quantidade de EPS) que foram expostas por meio de um dendrograma de dissimilaridade construído por meio de uma matriz binária com o auxílio do programa estatístico R. Foram obtidos um total de 70 estirpes bacterianas, sendo 25 pertencentes ao siratro, 21 a gliricídia e 24 a leucena. O dendrograma mostrou uma variação de mais de 40% de diferença entre os isolados. Também foi possível observar três grandes grupos gerados pela diversidade das características, possuindo aproximadamente 35% de similaridade. Conclusão: Todas as bactérias apresentaram crescimento rápido e diversidade dentre as outras características avaliadas, evidenciando a característica promíscua das leguminosas estudadas.

Palavras-chave

Sistema silvipastoris, Fixação biológica de nitrogênio, Consórcio de pastagens, Melhoria da nutrição de ruminantes, Associação simbiótica em pastagens.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.