DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO

Code: 221010478
10
0
Título

DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO EDUCACIONAL: COMPREENSÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO

Autores(as):
  • Letícia Dal Forno

    Dal Forno, Letícia

  • Gabryelle Silva Pereira

    Pereira, Gabryelle Silva

  • Taymara Stefhany Medina

    Medina, Taymara Stefhany

DOI
10.37885/221010478
Publicado em

29/12/2022

Páginas

1334-1340

Capítulo

88

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VII

Resumo

investigar por meio de revisão literária e pesquisa de campo as práticas bem-sucedidas de inclusão escolar e sua relação com uso de metodologias, recursos e teorias de ensino e de aprendizagem, bem como, conceituar inclusão escolar e práticas de inclusão educacional; revisar a literatura e estudos de caso que descrevem situações de inclusão educacional no Paraná; buscar dados por meio de questionário de como escolas e professores lidam com a inclusão educacional; reconhecer quais metodologias, recursos e teorias de ensino e aprendizagem são utilizados para a promoção de inclusão educacional; comparar dados da revisão literária e pesquisa de campo. Métodos: pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e com objetivo descritivo e exploratório. A pesquisa qualitativa descritiva e exploratória foi realizada através de análise de estudo de caso e artigos de dados primários e secundários sobre inclusão escolar, além do estudo de campo, com a obtenção e análise de dados por meio de aplicação de um questionário composto por perguntas abertas. Resultados: é possível verificar que os participantes desta pesquisa compreendem a educação inclusiva como um movimento escolar que perpetuam em ajustes ou adaptações das suas práticas escolares comuns, de modo a qualificar intervenções pedagógicas que repercutem em compreensões de senso prático, evidenciando o não uso ou reconhecimento de uma abordagem ou teoria de ensino e aprendizagem para problematizar e efetivar o planejamento. Conclusão: por meio das respostas, analisamos que os professores ou não tem os recursos e orientações necessárias, para receber e trabalhar com alunos de inclusão, ou recebem, mas não fazem ou não compreendem como sendo desta temática.

Palavras-chave

Inclusão educacional, Processo de ensino, Aprendizagem, Professores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.