DIVERSIDADE, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA

Code: 200801017
6
4
Título

DIVERSIDADE, CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UMA RETROSPECTIVA HISTÓRICA

Autor(a):
  • Flávio Aparecido de Almeida

    Almeida, Flávio Aparecido de

DOI
10.37885/200801017
Publicado em

18/11/2020

Páginas

398-408

Capítulo

31

Resumo

O presente artigo busca descrever as práticas pedagógicas realizadas pelos professores do Ensino Fundamental voltadas para a diversidade, assim como as concepções de currículo que embasam essas práticas. Sabe-se que os currículos ainda não priorizam a questão da diversidade como deveriam, a temática é abordada de forma simplista e pouco crítica, além dos currículos reforçarem os estereótipos e legitimar a hegemonia cultural. Educar para a diversidade exige revisão de valores e atitudes que contribuam para superar o preconceito, as desigualdades e as injustiças. É preciso que a escola discuta a diferença, a desigualdade, a tolerância, onde o aluno aprenda a respeitar e conviver com a diversidade.

Palavras-chave

Diversidade. Currículo. Práticas Pedagógicas

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.