DISTANCIAMENTO E COMPREENSÃO NA NOÇÃO DE TEXTO EMPAUL RICOEUR: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE APROPRIAÇÃODE UMA PROPOSIÇÃO DE MUNDO.

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Título

DISTANCIAMENTO E COMPREENSÃO NA NOÇÃO DE TEXTO EMPAUL RICOEUR: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE APROPRIAÇÃODE UMA PROPOSIÇÃO DE MUNDO.

Autor(a):
  • Lílian Franciene de Oliveira

DOI
  • DOI
  • 10.37885/201001728
    Publicado em

    21/11/2020

    Páginas

    207-219

    Capítulo

    15

    Resumo

    Muito influenciado pela fenomenologia hursserliana, Ricoeur percebe a partir da filosofia de Heidegger uma nova questão fundamental à hermenêutica: qual é o modo de ser desse ser que só existe compreendendo. Com Hans-George Gadamer a hermenêutica dialoga com as ciências do espírito, porém, segundo Ricoeur, Gadamer não conseguiu unir de fato os horizontes da pertença e da distancia, e atribui a possibilidade de tal fato ser uma consequência do que podemos chamar de uma eficiência história, difundia, em relação à hermenêutica, nas considerações de Dilthey. Na tentativa de ultrapassar tal antimonia, Ricoeur estabelece uma teoria do texto referente à relação dialética entre apropriação e distanciamento como característica típica da escrita, e, para tanto, apresentar o debate acerca do conceito de interpretação mantido pela hermenêutica romântica e a relação entre subjetividade e escrita no ato de compreender e interpretar o discurso, através de sua concepção, como podemos encontrar, especialmente, em Interpretação e Ideologias (Ricoeur; 1990), em especial do segundo capítulo A Função Hermenêutica do Distanciamento, mas também em muitas passagens e escritos diversos de Ricoeur. A crítica acerca da tríade compreensão-texto-conhecimento de si encontra-se fundamentalmente relacionada à crítica que Ricoeur estabelece ao cogito cartesiano e ao conceito de intuição imediata do sujeito no processo de conhecer-se a si mesmo. Segundo o autor, apenas nos (re)conhecemos através dos sinais de humanidade encontrados nas obras da cultura. O que se apropria na interpretação de um texto não está oculto por detrás dele, mas sim se encontra diante dele; é uma proposição de mundo. E, ainda, é o que Gadamer chamou de a coisa do texto e o que Ricoeur chama de o mundo da obra. Assim, compreender é compreender-se diante do texto. (referencias). Faz-se necessário então colocar no centro da questão da compreensão de si a dialética da objetivação e da compreensão a qual se faz referencia em relação à compreensão do discurso.

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    Palavras-chave

    Hermenêutica; Distanciamento; Apropriação; Dialética; Compreensão.

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