DISCORD COMO ELEMENTO DO CIBERESPAÇO DE PIERRE LÉVY NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE)
Henrique Gonçalves De Souza
Souza, Henrique Gonçalves De
Antônio Roosevelt Xavier Braz
Braz, Antônio Roosevelt Xavier
Bruno Francisco Xavier
Xavier, Bruno Francisco
Luiz Gonzaga Roversi Genovese
Genovese, Luiz Gonzaga Roversi
Thiago Vasconcelos Ribeiro
Ribeiro, Thiago Vasconcelos
29/12/2022
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EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE EDUCAÇÃO HÍBRIDA - VOLUME 2
Este trabalho traz uma análise do uso de tecnologias digitais como moderadoras da comunicação entre pessoas e o impacto disso no processo didático, mais especificamente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Universidade Federal de Goiás. Propomos investigar as influências de uma nova cultura cibernética na sociedade e as transformações que isso traz para a esfera educacional, uma vez que as tecnologias são quase inerentes aos alunos de hoje. Assim, tendo o conceito de Cibercultura apresentado por Pierre Lévy como referencial teórico, analisamos de que modo a plataforma digital Discord, dentro do Ciberespaço definido pelo autor, facilita a comunicação e propõe uma nova tendência de ferramenta educativa. É importante ressaltar que essa produção foi favorecida pela adesão e apoio à plataforma, principalmente com a criação do servidor do Grande Grupo de Pesquisa (GGP), no qual diversas salas foram reservadas para diferentes grupos, dentre eles o da Disciplina de Didática e de Estágio, do programa PIBID e também da Residência Pedagógica.
Discord; Ciberespaço, Cibercultura, Ambientes Virtuais, Ensino Remoto Emergencial.
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