DISCIPLINAS E NÍVEIS ESCOLARES EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Code: 231215146
3
0
Título

DISCIPLINAS E NÍVEIS ESCOLARES EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM NA ESCOLA

Autores(as):
  • Maycon Expedito Da Silva Fonseca

    Fonseca, Maycon Expedito da Silva

  • Lorran Vinicius Ramos Melo

    Melo, Lorran Vinicius Ramos

  • Antonieta Patrícia Andrade Da Silva

    Silva, Antonieta Patrícia Andrade da

  • Gabriel Yuri Pantoja Tokuda

    Tokuda, Gabriel Yuri Pantoja

  • Josimeire Da Silva Amorim

    Amorim, Josimeire da Silva

  • Liz Bardo

    Bardo, Liz

  • Natália Gleyce Brito De Sousa

    Sousa, Natália Gleyce Brito de

  • Murilo Furtado Do Rosário

    Rosário, Murilo Furtado do

  • Gláucia Caroline Silva-oliveira

    Silva-Oliveira, Gláucia Caroline

DOI
10.37885/231215146
Publicado em

01/03/2024

Páginas

107-119

Capítulo

7

Resumo

O presente relato de experiência apresenta uma sequencia didática desenvolvida para o ensino de Libras como L2 em uma escola pública em Bragança, Pará, sendo este trabalho um recorte das atividades desenvolvidas durante a disciplina Libras II do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. O objetivo desta proposta didática e trabalhar a aquisição de sinais do contexto escolar, neste caso disciplina e níveis de escolaridade em Libras a partir de contextos interacionais. Considerando tais aspectos os universitários elaboraram uma sequencia didática que continha um jogo da memória em Libras para promover a aprendizagem desse conteúdo com 26 alunos do ensino fundamental. Os resultados mostraram uma evolução no desempenho dos alunos ao longo da atividade, indicando a eficácia da estratégia didática desenvolvida e aplicada. Conclui-se que a aplicação da sequência didática se mostrou eficiente na promoção da aprendizagem ampliando as oportunidades também de desenvolvimento do fazer docente e da adoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na busca de fomentar um espaço escolar mais acessível e inclusivo para surdos.

Palavras-chave

Ensino de Libras-L2, Sequência didática, Disciplinas Escolares, inclusão.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.