DISCIPLINAS E NÍVEIS ESCOLARES EM LIBRAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Maycon Expedito Da Silva Fonseca
Fonseca, Maycon Expedito da Silva
Lorran Vinicius Ramos Melo
Melo, Lorran Vinicius Ramos
Antonieta Patrícia Andrade Da Silva
Silva, Antonieta Patrícia Andrade da
Gabriel Yuri Pantoja Tokuda
Tokuda, Gabriel Yuri Pantoja
Josimeire Da Silva Amorim
Amorim, Josimeire da Silva
Liz Bardo
Bardo, Liz
Natália Gleyce Brito De Sousa
Sousa, Natália Gleyce Brito de
Murilo Furtado Do Rosário
Rosário, Murilo Furtado do
Gláucia Caroline Silva-oliveira
Silva-Oliveira, Gláucia Caroline
01/03/2024
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EDUCAÇÃO, MÚSICA E ARTES: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - VOLUME 2
O presente relato de experiência apresenta uma sequencia didática desenvolvida para o ensino de Libras como L2 em uma escola pública em Bragança, Pará, sendo este trabalho um recorte das atividades desenvolvidas durante a disciplina Libras II do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. O objetivo desta proposta didática e trabalhar a aquisição de sinais do contexto escolar, neste caso disciplina e níveis de escolaridade em Libras a partir de contextos interacionais. Considerando tais aspectos os universitários elaboraram uma sequencia didática que continha um jogo da memória em Libras para promover a aprendizagem desse conteúdo com 26 alunos do ensino fundamental. Os resultados mostraram uma evolução no desempenho dos alunos ao longo da atividade, indicando a eficácia da estratégia didática desenvolvida e aplicada. Conclui-se que a aplicação da sequência didática se mostrou eficiente na promoção da aprendizagem ampliando as oportunidades também de desenvolvimento do fazer docente e da adoção de práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas na busca de fomentar um espaço escolar mais acessível e inclusivo para surdos.
Ensino de Libras-L2, Sequência didática, Disciplinas Escolares, inclusão.
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