DIRETRIZES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: A REALIDADE DA ENFERMAGEM

Code: 210604936
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Título

DIRETRIZES CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: A REALIDADE DA ENFERMAGEM

Autores(as):
  • Ana Lucia Jezuino da Costa

    Costa, Ana Lucia Jezuino da

  • Ilma Bayão

    Bayão, Ilma

  • Sónia Maria Alves

    Alves, Sónia Maria

DOI
10.37885/210604936
Publicado em

31/08/2021

Páginas

199-214

Capítulo

12

Resumo

Diante da necessidade em criar um arcabouço teórico que auxilie as Instituições de Ensino de Educação Profissional a compreender as competências essenciais para formação de pessoas para o mundo do trabalho em saúde, iniciamos discussão sobre a importância de Diretrizes curriculares para profissões técnicas do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde. Existem as Diretrizes Nacionais Curriculares que orientam de uma maneira geral como deve ser organizado o ensino técnico sem aprofundar as especificidades de cada profissão, o que resulta em conflitos importantes na formação dos profissionais de saúde cujo objeto de trabalho é outra pessoa a ser cuidada e curada que participa intensamente do processo de resolutividade das ações nela incididas. A discussão deste tema tem como corte a constituição de 1988 e na Lei de Diretrizes e bases de Educação que trás como finalidade da Educação o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No plano especifico da enfermagem o foco será a Diretrizes Curriculares da Graduação em Enfermagem, o parecer da resolução 06 de Educação Profissional e a Deliberação 378 aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro em 02 de junho de 2020 que regulamenta o ensino do técnico de enfermagem neste Estado. A evolução das Diretrizes gerais da Educação Profissional e da Graduação em Enfermagem foi o que motivou a Comissão Permanente de Nível da Aben-RJ a elaborar o projeto de Diretrizes Curriculares para formação do Técnico de enfermagem, e, posteriormente estabelecer parcerias para que fosse aprovada na esfera de competência. Neste sentido, o presente estudo faz uma trajetória em documentos julgados pelas autoras de importância na construção de um ensino de qualidade e apresentam as DCTE-RJ analisando os avanços e seus limites diante da conjuntura atual de promoção do Ensino a Distância e do lucro excessivo perseguidos pelos gestores deste setor.

Palavras-chave

Diretrizes Curriculares, Enfermagem , Técnico de Enfermagem.

Autor(a) Correspondente
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