DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO: RELEITURA DOS QUINTAIS RURAIS A PARTIR DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NELES ENCONTRADOS

Code: 220308327
6
3
Título

DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO: RELEITURA DOS QUINTAIS RURAIS A PARTIR DAS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS NELES ENCONTRADOS

Autores(as):
  • Marci Aparecida Lemes

    Lemes, Marci Aparecida

  • José Maria Gusman Ferraz

    Ferraz, José Maria Gusman

DOI
10.37885/220308327
Publicado em

01/05/2022

Páginas

2383-2400

Capítulo

180

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

O presente artigo trata do direito humano à alimentação de qualidade e em quantidade adequada, fazendo uma releitura dos quintais rurais a partir das Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) neles encontrados. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva e qualiquantitativa. O método é o hipotético dedutivo. O objetivo geral foi a verificação do conhecimento e utilização para o consumo das PANC, pela parcela da população representada pelos moradores dos 4 quintais visitados. O estudo dividiu-se em duas etapas: Revisão da literatura e Pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 moradores entre 22 e 72 anos. Turnês guiadas e checklists com imagens de plantas foram realizados para a confirmação taxonômica das espécies e levantamento quantitativo. Os objetivos específicos foram a verificação da forma e da intensidade da utilização e, do interesse dos participantes em adquirir mais conhecimentopara incorporação das PANC em suas dietas alimentares. Foram visitados 4 quintais de chácaras localizadas na zona rural do Município de Roncador PR, escolhidos por serem imóveis rurais que possuem testada para Rua Amazonas, área urbana. Com as entrevistas verificou-se o nível de conhecimento das plantas e de seu potencial pra uso humano, bem como, o interesse dos atores em adquirir maior conhecimento para incorporação em suas dietas alimentares. Os dados coletados foram agrupados e tratados estatisticamente e os resultados transformados em tabelas, gráficos, quadros e listas. O estudo justificou-se pela carência de conhecimento por parte da população em geral da viabilidade do consumo das PANC na alimentação humana e pela falta de informações seguras por parte das instituições governamentais ligadas ao tema para viabilizar a popularização desseconsumo.

Palavras-chave

PANC. Soberania e segurança alimentar. Quintais rurais. Direito humano à alimentação adequada. Conhecimentos tradicionais.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.