DINAMIZANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO DE UMA ARANHA ROBÔ

Code: 220308203
5
3
Título

DINAMIZANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO DE UMA ARANHA ROBÔ

Autores(as):
  • Lucas Silva da Silva

    L. S. da Silva

  • Suelen Rocha Botão Ferreira

    S. R. B. Ferreira

  • Welberth Santos Ferreira

    W. S. Ferreira

DOI
10.37885/220308203
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1097-1112

Capítulo

91

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

As aulas de ciências necessitam de uma dinâmica diferente nos tempos atuais. Os discentes desejam ver, observar, experimentar, criar o que acabaram de ver em sala de aula seja presencial ou remota. Nesse sentindo construímos uma aranha robô, automatizada via arduíno, de baixo custo que trabalha via plataforma livre tinkercad. O arduíno pode ser utilizado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes ou mesmo ser conectado a um computador, uma rede ou até mesmo a internet para a recuperação e envio de dados. Neste trabalho apresentamos os materiais e métodos necessários para sua construção e propomos como esta deve ser utilizada no discorrer das aulas de ciências.

Palavras-chave

Ensino maker, Automação, Ciências.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.