DINAMIZANDO AS AULAS DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA AUTOMAÇÃO DE UMA ARANHA ROBÔ
Lucas Silva da Silva
L. S. da Silva
Suelen Rocha Botão Ferreira
S. R. B. Ferreira
Welberth Santos Ferreira
W. S. Ferreira
01/05/2022
1097-1112
91
As aulas de ciências necessitam de uma dinâmica diferente nos tempos atuais. Os discentes desejam ver, observar, experimentar, criar o que acabaram de ver em sala de aula seja presencial ou remota. Nesse sentindo construímos uma aranha robô, automatizada via arduíno, de baixo custo que trabalha via plataforma livre tinkercad. O arduíno pode ser utilizado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes ou mesmo ser conectado a um computador, uma rede ou até mesmo a internet para a recuperação e envio de dados. Neste trabalho apresentamos os materiais e métodos necessários para sua construção e propomos como esta deve ser utilizada no discorrer das aulas de ciências.
Ensino maker, Automação, Ciências.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.