DIFICULDADES NO ATENDIMENTO DE SAÚDE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Code: 230914382
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Título

DIFICULDADES NO ATENDIMENTO DE SAÚDE À PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores(as):
  • Bárbara Luchetta Garcia

    Garcia, Bárbara Luchetta

  • Karine Negrisoli Souza

    Souza, Karine Negrisoli

  • Deborah De Arruda Isoton

    Isoton, Deborah de Arruda

  • Bruno Dutra Rodrigues

    Rodrigues, Bruno Dutra

  • Emanuel Racim Munhoz

    Munhoz, Emanuel Racim

  • Matheus Tavares Horácio

    Horácio, Matheus Tavares

  • Acácia Livia Sobral

    Sobral , Acácia Livia

  • Carla Aparecida Silva Lima

    Lima, Carla Aparecida Silva

DOI
10.37885/230914382
Publicado em

30/10/2023

Páginas

140-148

Capítulo

9

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de um atendimento à pessoa com deficiência auditiva na Unidade Básica de Saúde, com foco na dificuldade frente ao despreparo dos profissionais de saúde e a falta de meios que os auxiliem no acolhimento do público alvo. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, no modelo “relato de experiência” sobre vivência do atendimento clínico, com foco na abordagem da Saúde da Mulher, de uma paciente portadora de surdez, onde participaram acadêmicos do quarto semestre do curso de Medicina da Universidade de Cuiabá (UNIC), enfermeira preceptora profissional da Unidade Básica de Saúde e Supervisora vinculada à UNIC. Realizado na UBS Novo Paraíso 2 na cidade de Cuiabá - Mato Grosso no mês de setembro de 2022. Resultado: A paciente foi acolhida através de métodos improvisados pela enfermeira e estudantes presentes para que usuária fosse atendida da melhor maneira possível. Considerações finais: O atendimento ao público portador de surdez permitiu ao grupo envolvido, uma reflexão sobre a dificuldade no acolhimento do mesmo devido à falta de preparo dos profissionais de saúde e meios que os auxiliem no acolhimento do público alvo.

Palavras-chave

Surdez, Acessibilidade aos serviços de saúde, Barreiras linguísticas, Comunicação, Linguagem de Sinais.

Autor(a) Correspondente
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