DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

Code: 230212076
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Título

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

Autores(as):
  • Walmir Pereira

    Pereira, Walmir

  • Felipe Ribeiro

    Ribeiro, Felipe

  • Marilyn Merolla

    Merolla, Marilyn

DOI
10.37885/230212076
Publicado em

31/05/2023

Páginas

88-101

Capítulo

6

Resumo

As dificuldades de aprendizagem podem surgir de fatores orgânicos ou até mesmo emocionais. É importante diagnosticá-las para ajudar no desenvolvimento do processo educacional, e entender se estão relacionadas à preguiça, fadiga, sono, tristeza, excitação, desordem, entre outros. Esses fatores considerados anteriormente também podem atrapalhar o aprendizado. Dificuldades de aprendizagem incluem dificuldades de atenção, de linguagem ou de processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliação médica, psicológica, intelectual, educacional, fonoaudiológica e linguística. A intervenção inclui principalmente métodos comportamentais e psicológicos educacionais e, às vezes, terapêuticos. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar a distinção entre dificuldades e transtornos de aprendizagem para que o método terapêutico ideal seja realizado. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas através de livros e arquivos disponíveis em plataformas digitais de autores como José Carlos Libâneo, Emília Ferreiro, Paulo Freire e Magda Soares, de cunho qualitativo e caráter descritivo. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é averiguar a distinção entre as dificuldades e os transtornos de aprendizagem. Conclui-se, contudo, que a identificação e prevenção dos transtornos de aprendizagem e posterior intervenção são os principais objetivos daqueles que se preocupam com o desenvolvimento das crianças pequenas.

Palavras-chave

Dificuldades, Transtornos, Diagnóstico, Intervenção Precoce.

Autor(a) Correspondente
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