DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

Code: 230212076
Downloads
16
Views
91
Compartilhe
Título

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA

Autores(as):
  • Walmir Pereira

  • Felipe Ribeiro

  • Marilyn Merolla

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230212076
    Publicado em

    30/05/2023

    Páginas

    88-101

    Capítulo

    6

    Resumo

    As dificuldades de aprendizagem podem surgir de fatores orgânicos ou até mesmo emocionais. É importante diagnosticá-las para ajudar no desenvolvimento do processo educacional, e entender se estão relacionadas à preguiça, fadiga, sono, tristeza, excitação, desordem, entre outros. Esses fatores considerados anteriormente também podem atrapalhar o aprendizado. Dificuldades de aprendizagem incluem dificuldades de atenção, de linguagem ou de processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliação médica, psicológica, intelectual, educacional, fonoaudiológica e linguística. A intervenção inclui principalmente métodos comportamentais e psicológicos educacionais e, às vezes, terapêuticos. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar a distinção entre dificuldades e transtornos de aprendizagem para que o método terapêutico ideal seja realizado. Para tal, foram realizadas pesquisas bibliográficas através de livros e arquivos disponíveis em plataformas digitais de autores como José Carlos Libâneo, Emília Ferreiro, Paulo Freire e Magda Soares, de cunho qualitativo e caráter descritivo. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é averiguar a distinção entre as dificuldades e os transtornos de aprendizagem. Conclui-se, contudo, que a identificação e prevenção dos transtornos de aprendizagem e posterior intervenção são os principais objetivos daqueles que se preocupam com o desenvolvimento das crianças pequenas.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Dificuldades, Transtornos, Diagnóstico, Intervenção Precoce.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar