DIDÁTICA DA HISTÓRIA E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: COMO OS ALUNOS CONCEITUAM HISTÓRIA

Code: 230613245
7
0
Título

DIDÁTICA DA HISTÓRIA E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: COMO OS ALUNOS CONCEITUAM HISTÓRIA

Autor(a):
  • Júlia Silveira Matos

    MATOS, Júlia

DOI
10.37885/230613245
Publicado em

30/06/2023

Páginas

33-54

Capítulo

3

Resumo

No presente artigo analisaremos a partir da Didática da História uma experiência de ensino-aprendizagem da História realizada no curso de Arquivologia Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Esse tema de estudo nasceu de minha atuação como docente nesse curso, na disciplina de Introdução aos Estudos Históricos, nesse primeiro semestre de 2016. Ao assumir a titularidade dessa cadeira a primeira indagação que fiz foi como “eu enquanto docente” poderia relacionar os saberes históricos ao saberes específicos da área de arquivologia? Como os saberes do campo da história poderiam ser significativos para ação formativa da profissão do arquivista? Para responder essas questões, nesse trabalho apresentaremos nossa análise das narrativas dos estudantes do curso de arquivologia referente as relações entre história, arquivos e documentos.

Palavras-chave

Ensino de História, Aprendizagem histórica, Arquivologia.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.