DIALOGANDO COM O ADOLESCENTE SOBRE IST’S-AIDSEM ESCOLAS PUBLICAS EM MANAUS RELATO DE EXPERIÊNCIA: EIXO II - “POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM INFECTOLOGIA”.
Roberta Lima de Oliveira
Oliveira, Roberta Lima de
Maria Lucivane Félix da Silva
Silva, Maria Lucivane Félix da
Maria Luana Pereira Aguiar
Aguiar, Maria Luana Pereira
01/12/2020
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RESUMOEIXO II - “Políticas públicas e educação em enfermagem infectologia”. INTRODUÇÃO: Neste contexto, destacam-se a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST`s) e a importância da sua discussão junto a grupos de adolescentes.1Pensa-se que ações educativas podem cumprir um papel importante nesta faixa etária, uma vez que trazem informações e trocas de experiência acerca da atividade sexual.2 Alguns fatores que podem sustentar esta vulnerabilidade e dificuldade de assimilação dos conteúdos sobre essa temática com os adolescentes. As características emocionais, a falta de habilidades e responsabilidade afetivo sexual, fragilidades no âmbito social e familiar, aspectos que levam os jovens a experimentar situações de riscos que os tornam vulneráveis às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).3 OBJETIVO: Descrever a importância de realizar palestras educativas visando a prevenção de IST’s/AIDS com adolescentes das escolas publica na cidade de Manaus/AM.MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um resumo descritivo qualitativo de relato de experiência, onde foram utilizadas metodologias dinâmicas participativas ente acadêmicos e ouvintes na realização do projeto de extensão da Universidade Nilton Lins. DISCUSSÃO: São diferentes os fatores que envolvem a vulnerabilidade dos adolescentes ao risco de uma IST, como: o início da vida sexual precoce, falta de informação referente a realização do ato sexual, não utilização do preservativo, desigualdade de gênero, baixa renda e vulnerabilidade social. Tal assunto abordado foi feito em escolas públicas de Manaus-AM, através de um diálogo aberto com os adolescentes.
Adolescente. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Prevenção. Educação sexual nas escolas.
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