DIALOGANDO COM O ADOLESCENTE SOBRE IST’S-AIDSEM ESCOLAS PUBLICAS EM MANAUS RELATO DE EXPERIÊNCIA: EIXO II - “POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM INFECTOLOGIA”.

Code: 200901536
14
8
Título

DIALOGANDO COM O ADOLESCENTE SOBRE IST’S-AIDSEM ESCOLAS PUBLICAS EM MANAUS RELATO DE EXPERIÊNCIA: EIXO II - “POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM INFECTOLOGIA”.

Autores(as):
  • Roberta Lima de Oliveira

    Oliveira, Roberta Lima de

  • Maria Lucivane Félix da Silva

    Silva, Maria Lucivane Félix da

  • Maria Luana Pereira Aguiar

    Aguiar, Maria Luana Pereira

DOI
10.37885/200901536
Publicado em

01/12/2020

Páginas

116-123

Capítulo

11

Resumo

RESUMOEIXO II - “Políticas públicas e educação em enfermagem infectologia”. INTRODUÇÃO: Neste contexto, destacam-se a temática das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST`s) e a importância da sua discussão junto a grupos de adolescentes.1Pensa-se que ações educativas podem cumprir um papel importante nesta faixa etária, uma vez que trazem informações e trocas de experiência acerca da atividade sexual.2 Alguns fatores que podem sustentar esta vulnerabilidade e dificuldade de assimilação dos conteúdos sobre essa temática com os adolescentes. As características emocionais, a falta de habilidades e responsabilidade afetivo sexual, fragilidades no âmbito social e familiar, aspectos que levam os jovens a experimentar situações de riscos que os tornam vulneráveis às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).3 OBJETIVO: Descrever a importância de realizar palestras educativas visando a prevenção de IST’s/AIDS com adolescentes das escolas publica na cidade de Manaus/AM.MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um resumo descritivo qualitativo de relato de experiência, onde foram utilizadas metodologias dinâmicas participativas ente acadêmicos e ouvintes na realização do projeto de extensão da Universidade Nilton Lins. DISCUSSÃO: São diferentes os fatores que envolvem a vulnerabilidade dos adolescentes ao risco de uma IST, como: o início da vida sexual precoce, falta de informação referente a realização do ato sexual, não utilização do preservativo, desigualdade de gênero, baixa renda e vulnerabilidade social. Tal assunto abordado foi feito em escolas públicas de Manaus-AM, através de um diálogo aberto com os adolescentes.

Palavras-chave

Adolescente. Infecções Sexualmente Transmissíveis. Prevenção. Educação sexual nas escolas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.