DIAGNÓSTICO SITUACIONAL: FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Code: 220107410
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Título

DIAGNÓSTICO SITUACIONAL: FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE BUCAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores(as):
  • Erik Vinicius Barros Guedes

    Guedes, Erik Vinicius Barros

  • Melissa Pereira de Andrade

    Andrade, Melissa Pereira de

  • Jamille Alves Araújo Rosa

    Rosa, Jamille Alves Araújo

DOI
10.37885/220107410
Publicado em

16/02/2022

Páginas

1058-1066

Capítulo

88

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH I

Resumo

O Programa Saúde na Escola – PSE surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com a finalidade de prestar atenção integral e com o objetivo de desenvolver intervenções que proporcionem a promoção e prevenção à saúde dos pré-escolares e escolares. O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais. Esta revisão tem por objetivo descrever a importância do diagnóstico situacional como ferramenta importante para o planejamento das ações de saúde bucal no Programa de Saúde na Escola. Trata-se de um estudo descritivo, através de uma revisão de literatura a partir das fontes de pesquisa: PubMed, Scielo, Cochrane, Medline e Lilacs. Os trabalhos pesquisados foram de 2009 a 2017. A construção do diagnóstico situacional possibilita observar como também entender e conhecer a relevância da realização do levantamento das necessidades de saúde bucal dos escolares e pré-escolares para identificar os reais problemas existentes e poder intervir de forma planejada adquirindo escuta ativa dessa população específica.

Palavras-chave

Serviços de Saúde Escolar, Odontologia, Planejamento em Saúde, Saúde da Família.

Autor(a) Correspondente
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