DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO

Code: 200901234
13
3
Título

DIAGNÓSTICO PRECOCE DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO

Autores(as):
  • Teresa Helena Schoen

    Schoen, Teresa Helena

  • Aline Hanazumi

    Hanazumi, Aline

  • Heloisa Galbiatti Abreu

    Abreu, Heloisa Galbiatti

  • Márcia Regina Fumagalli Marteleto

    Marteleto, Márcia Regina Fumagalli

DOI
10.37885/200901234
Publicado em

04/11/2020

Páginas

544-558

Capítulo

34

Resumo

O diagnóstico precoce é sempre um forte aliado na terapêutica de qualquer patologia, inclusive em casos de deficiência intelectual. Assim, pode-se planejar uma intervenção mais adequada e efetiva, viabilizando a inserção social do indivíduo. Objetivo: relatar o processo de diagnóstico de Deficiência Intelectual dois irmãos gêmeos de 5 anos e 7 meses, cursando o Educação Infantil em uma escola da rede pública de ensino de São Paulo, encaminhados para avaliação por dificuldades de aprendizagem. Método: Para a sua elaboração foram aplicados, nas crianças, instrumentos que medem o desenvolvimento em várias áreas e um teste de inteligência, e realizadas entrevistas dirigidas com sua mãe e suas professoras. Resultados: Desta forma, dispusemos de informações acerca do desenvolvimento nos domínios conceitual (linguagem e cognição), social (habilidades sociais e problemas de comportamento) e prático (desenvolvimento motor e atividades de vida diária) dos gêmeos, que levaram à hipótese diagnóstica de Deficiência Intelectual. Considerações Finais: o diagnóstico precoce é fundamental, principalmente se este se der antes mesmo da alfabetização formal, permitindo traçar um plano educativo que favoreça os alunos com Deficiência Intelectual e seus colegas.

Palavras-chave

Problemas de Aprendizagem; Deficiência Intelectual; Educação Infantil

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.