DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE MEIO AMBIENTE, ESCOLA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM RIALMA-GO

Code: 211207087
3
1
Título

DIAGNÓSTICO DA PERCEPÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE MEIO AMBIENTE, ESCOLA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM RIALMA-GO

Autor(a):
  • Cristina Borges

    Borges, Cristina Rodrigues de Assunção

DOI
10.37885/211207087
Publicado em

02/07/2022

Páginas

728-742

Capítulo

51

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH IV

Resumo

Atualmente, as questões ambientais têm sido alvo de discussões em todo o mundo. Consequentemente, questionar a forma como abordar essa temática nas escolas por meio da Educação Ambiental se faz necessário. Para tanto, fez-se uma reflexão sobre os caminhos percorridos pela EA. Dessa forma, o presente trabalho objetivou analisar a prática da Educação Ambiental (EA) nas escolas públicas estaduais de Rialma, em Goiás. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os professores do Ensino Fundamental II da disciplina Matemática, das duas escolas estaduais existentes em Rialma. O tipo de pesquisa utilizada para a realização deste estudo foi a pesquisa qualitativa, enriquecida por meio de uma pesquisa de campo. Para o desenvolvimento da mesma, primeiramente fez-se um estudo bibliográfico no sentido de proporcionar maior aprofundamento teórico acerca do tema em estudo bem como buscar conceitos e concepções dos autores: Genebaldo Freire Dias (2004), Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis (2004), Antonio Gramsci (1995), Paulo Freire (1981,1983,1996) e Ivani Fazenda (1998, 2004). A segunda etapa foi a coleta de dados por meio de aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas aos sujeitos da pesquisa. Para tanto, procurou-se fundamentação teórica em autores que apontam para reflexões acerca da Educação Ambiental, na pedagogia de Paulo Freire e no método histórico dialético. Concluímos que os professores, percebe-se que existe a ausência da formação em Educação Ambiental.

Palavras-chave

Meio ambiente , Escola, Processo de ensino e aprendizagem.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.