DETERMINAÇÃO DA ESPESSURA DO REVESTIMENTO PRIMÁRIO EM ESTRADAS DE TERRA

Code: 220308216
19
4
Título

DETERMINAÇÃO DA ESPESSURA DO REVESTIMENTO PRIMÁRIO EM ESTRADAS DE TERRA

Autores(as):
  • Isaac Ramos Junior

    Junior, Isaac Ramos

  • Éverton Colling Nedel

    Nedel, E. C.

  • Marcílio Baltazar Teixeira

    Teixeira, M. B.

DOI
10.37885/220308216
Publicado em

01/05/2022

Páginas

1126-1133

Capítulo

93

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH III

Resumo

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 87,8 % da malha viária brasileira écompostas por rodovias sem pavimentos, assim denominadas estradas de terra ou vicinais. A constituição destas estradas deve-se ao fato da economia do Brasil estar apoiada na produção e comercialização de produtos primários. E essas estradas servem de suporte e infraestruturas imediata para o escoamento da produção. Uma grande porcentagem das estradas vicinais pode ser encontrada no ambiente rural, possibilita subsidiar o desenvolvimento socioeconômico por fornecer acessibilidade a determinadas comunidades. Estradas de terra (ou rodovias não pavimentadas) permite o acesso, aos habitantes das zonas rurais, dos serviços básicos como saúde, educação, abastecimento e lazer. Observando o grau de relevância que as estradas não pavimentadas possuem para o desenvolvimento socioeconômico das localidades rurais, assim como também, em partes, para à economia brasileira. É de fundamental importância que estas estruturas rodoviárias se mantenham em razoáveis condições de trafegabilidade durante todo o ano. Dessa forma, atenta-se para a obrigatoriedade de investimento em ciência e tecnologia, o que possibilita a criação e o aprimoramento dos métodos de construção e conservação de estradas. A maioria das metodologias empregadas na construção de rodovias não pavimentadas datam de épocas donde as solicitações (ou esforços mecânicos no pavimento) do tráfego eram infinitamente inferiores quando comparados com parâmetros e características do fluxo viário dos dias atuais, levando-se em conta a capacidade de transporte de carga dos caminhões. Tendo em vista a deficiência dos aspectos metodológicos e tecnológico para desenvolvimento de rodovias vicinais mais eficientes bem como a importância que as mesmas possuem no desenvolvimento do país, o presente trabalho apresenta a aplicação de uma metodologia de dimensionamento do revestimento primário de estradas de terra, esta, desenvolvida pelo Programa de Assistência ao Transporte Local de Dakota do Sul (SD - LTAP).

Palavras-chave

Dimensionamento, Topografia, Volume de Terra.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.