“DESVENDANDO A MITOCÔNDRIA”: UM JOGO VIRTUAL PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Ana Beatriz Dias De Lara Siqueira
Siqueira, Ana Beatriz Dias de Lara
Thiago Eliezer Siqueira Oliveira
Oliveira, Thiago Eliezer Siqueira
Cássio Gomes Rosse
Rosse, Cássio Gomes
Sérgio Manuel Serra Da Cruz
Cruz, Sérgio Manuel Serra da
Ana Cláudia De Macêdo Vieira
Vieira, Ana Cláudia de Macêdo
01/09/2023
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BIOLOGIA: CONTEXTUALIZANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO - VOLUME 2
A Respiração é um processo muito importante para os seres vivos e é estudado pelos alunos desde o Ensino Fundamental, porém ao chegar ao Ensino Médio reações bioquímicas são apresentadas tornando o conteúdo mais complexo. A pandemia da Covid-19 ainda aumentou o desafio do ensino desse tópico, uma vez que os alunos o estudaram sobretudo de forma remota. Com o objetivo de facilitar a compreensão deste tema e auxiliar na aprendizagem, este artigo relata o desenvolvimento de um jogo digital chamado “Desvendando a Mitocôndria”, que apresenta as etapas bioquímicas da Respiração Celular estudadas pelos alunos do Ensino Médio. O jogo foi elaborado com base na literatura referente aos conteúdos específicos do primeiro ano. A metodologia do trabalho consistiu na aplicação do jogo em 2 turmas de ensino médio e na análise de um questionário aplicado após o jogo. A partir dos resultados foi possível observar que o jogo pode auxiliar o professor no processo de ensino e que sua aplicabilidade também pode ser feita no formato presencial, favorecendo a apropriação desse conhecimento pelo aluno.
Jogo Digital, Respiração Celular, Ensino Médio.
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