DE(S)MOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO
Lais Caroline Schröpfer
Schröpfer, Lais Caroline
Daniele Pilan Konzen
Konzen, Daniele Pilan
Vitória Valentina Devicari Margutti
Margutti, Vitória Valentina Devicari
Sandra Balbé Freitas
Freitas, Sandra Balbé
29/09/2020
74-80
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O presente artigo discute a implementação da lei que propõe o projeto Escola Sem Partido, qual pode vetar a manifestação de posições políticas, religiosas e referentes as ideologias de gênero no âmbito escolar, em busca de uma neutralidade educacional. Contudo, tal projeto fere os direitos constitucionais dos cidadãos, pois ameaça o respeito, a diversidade e o convívio democrático entre a pluralidade brasileira. Ademais, com as diversas restrições impostas no exercício docente, tornara-se inviável o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica dos estudantes quanto as questões sociais, que contribuem para a aceitar as condições de dominação que o governo neoliberalista impõe. Desta forma, torna-se fundamental veementes reflexões e discussões acerca do tema para que essa lei da mordaça não venha a usurpar o senso crítico da população, dando um passo em direção a um retrocesso ditatorial no país. A escola, deve ser um espaço de sensibilidade social, necessária para reorientar a sociedade, sem mais segregações e proporcionando direitos e lugares a todos em sua singularidade.
Escola sem partido, lei da mordaça
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