DE(S)MOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO

Code: 200600522
1
3
Título

DE(S)MOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO

Autores(as):
  • Lais Caroline Schröpfer

    Schröpfer, Lais Caroline

  • Daniele Pilan Konzen

    Konzen, Daniele Pilan

  • Vitória Valentina Devicari Margutti

    Margutti, Vitória Valentina Devicari

  • Sandra Balbé Freitas

    Freitas, Sandra Balbé

DOI
10.37885/200600522
Publicado em

29/09/2020

Páginas

74-80

Capítulo

6

Resumo

O presente artigo discute a implementação da lei que propõe o projeto Escola Sem Partido, qual pode vetar a manifestação de posições políticas, religiosas e referentes as ideologias de gênero no âmbito escolar, em busca de uma neutralidade educacional. Contudo, tal projeto fere os direitos constitucionais dos cidadãos, pois ameaça o respeito, a diversidade e o convívio democrático entre a pluralidade brasileira. Ademais, com as diversas restrições impostas no exercício docente, tornara-se inviável o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica dos estudantes quanto as questões sociais, que contribuem para a aceitar as condições de dominação que o governo neoliberalista impõe. Desta forma, torna-se fundamental veementes reflexões e discussões acerca do tema para que essa lei da mordaça não venha a usurpar o senso crítico da população, dando um passo em direção a um retrocesso ditatorial no país. A escola, deve ser um espaço de sensibilidade social, necessária para reorientar a sociedade, sem mais segregações e proporcionando direitos e lugares a todos em sua singularidade.

Palavras-chave

Escola sem partido, lei da mordaça

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.