DESIGUALDADES SOCIAIS: ENSINO E ESCOLA COMO REFLEXOS DA EXCLUSÃO
Flávio Aparecido de Almeida
Almeida, Flávio Aparecido de
31/03/2022
67-77
5
O objetivo é analisar o fenômeno da desigualdade social a partir das categorias de exclusão ao ensino e a escola. Para atingi-lo, faz-se necessário analisar a percepção teórica sobre o fenômeno em relação com a sua dimensão racial; identificar na bibliografia os fatores que contribuem para a distorção série-idade; compreender as narrativas dos alunos negros sobre as desigualdades educacionais; e analisar referentes bibliográficos sob à correlação entre a distorção e as questões de raça. Justifica-se a criação de textos que possam mostrar como ocorre, e sua importância diante dos estudos de formação profissional, além de possibilitar maiores discussões sobre esse assunto. Assim, através de uma breve revisão da literatura, estuda-se sobre tal temática, incutindo-a aos pensamentos do contexto contemporâneo que o atualizam em respostas a nossas maiores curiosidades sobre tal ocorrência.
Desigualdades, Exclusão, Educação.
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.