DESIGUALDADE SOCIAL E MOBILIDADE URBANA: O CASO DE SANTARÉM - BRAZIL
Brissa Ramos Oliveira
Oliveira, Brissa Ramos
Sérgio Castro Gomes
Gomes, Sérgio Castro
Maisa Sales Gama Tobias
Tobias, Maisa Sales Gama
Eugênia Rosa Cabral
Cabral, Eugênia Rosa
Felipe Oliveira
Oliveira, Felipe
Adalrileno Lucio Duarte
Duarte, Adalrileno Lucio
Luan Carlos Paiva Fiedler
Fiedler, Luan Carlos Paiva
31/10/2022
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ACESSIBILIDADE, MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE: AVANÇOS, RETROCESSOS E NOVAS PERSPECTIVAS - VOLUME 2
O presente trabalho se propõe a analisar a relação entre a condição socioeconômica da população e os tipos de deslocamentos que as pessoas realizam no espaço urbano da cidade de Santarém para atingir o centro urbano. Os dados utilizados para subsidiar as análises foram obtidos a partir de pesquisa amostral junto aos indivíduos que se encontravam realizando o deslocamento no sentido bairro-centro da cidade. A desigualdade social foi representada pela renda nominal do entrevistado. As variáveis escolhidas para representar a mobilidade dos residentes na cidade de Santarém foram: modo de deslocamento, motivo da viagem, frequência de deslocamento e duração da viagem, todas classificadas como qualitativas nominais. O método estatístico utilizado para medir o grau de associação ou relação entre as variáveis nominais foi o Coeficiente de Contingência C. O nível de significância estatística α estabelecido foi de 5% e a estatística do teste o Qui-Quadrado. Os resultados da pesquisa mostraram haver evidência estatística, para os indicadores analisados, em nível médio de significância de 5%, da relação entre a variável faixa de renda, representativa da desigualdade, e a mobilidade, representada pelas variáveis, modo do deslocamento, o motivo e a frequência. De maneira geral, pelo estudo realizado, houve validação da afirmativa de que os deslocamentos variam conforme a renda ou extrato social no ambiente onde as pessoas estão inseridas.
Deslocamentos, Transportes, Espaço urbano, Desigualdade social.
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