DESFRALDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NORMATIVAS E DOCUMENTOS BRASILEIROS

Code: 230312556
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Título

DESFRALDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM NORMATIVAS E DOCUMENTOS BRASILEIROS

Autores(as):
  • Maévi Anabel Nono

  • Gessica Santos Couto

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230312556
    Publicado em

    31/05/2023

    Páginas

    653-668

    Capítulo

    45

    Resumo

    Objetivo: No Brasil, a Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Nas creches, onde ações de educação e cuidado devem ser entendidas como indissociáveis, as crianças vivenciam a experiência do desfralde. Embora de importância fundamental para as crianças, o controle dos esfíncteres e a aprendizagem do uso social do banheiro não constam de investigações acadêmicas do campo educacional, não estão presentes nos currículos dos cursos de formação de professores para a Educação Infantil e nos currículos de creches e pré-escolas. Métodos: Nesse sentido se propõe esta pesquisa documental, de natureza qualitativa, por meio da qual se pretende investigar como o desfralde é abordado em normativas e documentos da Educação Infantil brasileiros. Resultados: Nos resultados obtidos por meio de levantamento de tais documentos e normativas em nível federal, estadual e municipal se observa a concepção de desfralde que veiculam, o papel da família nesse processo, orientações sobre como deve ser conduzido na creche, uso do vaso sanitário ou penico, organização do banheiro, consequências de um desfralde malconduzido e, em alguns casos, a total ausência de referência ao desfralde. Conclusão: A análise dos documentos e normativas permite reflexões a respeito desse marco do desenvolvimento das crianças e de como vem sendo encarado em políticas públicas de Educação Infantil.

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    Palavras-chave

    Educação Infantil, Desfralde, Normativas, Documentos.

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH XI

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