DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Matheus Menezes De Carvalho
Carvalho, Matheus Menezes De
Vinícius De Almeida Boaes
Boaes, Vinícius de Almeida
Maria Auxiliadora Terra Cunha
Cunha, Maria Auxiliadora Terra
Rosana Da Silva Berg
Berg, Rosana da Silva
Lucila Neves Cruz
Cruz, Lucila Neves
31/08/2023
126-140
9
Este trabalho é um relato de experiência em uma Creche Escola, durante o Estágio Supervisionado. Durante as aulas, com o auxílio e supervisão do professor, foram propostas atividades lúdicas que estimulassem diferentes habilidades, sejam elas psíquicas ou motoras. Posteriormente, as correlacionamos com aspectos descritos nos estudos de Gallahue sobre o desenvolvimento psicomotor e de Wallon, analisando a parte afetiva e psicológica desenvolvimentista para que obtivéssemos dados concretos a respeito do desenvolvimento psicomotor de alunos de quatro e cinco anos. Ambos os teóricos estudam a Psicomotricidade, porém com ênfase em áreas diferentes, o que permitiu que o estudo fosse mais abrangente. A metodologia consistiu em utilizar Jogos e Brincadeiras, sendo possível, através de observações, qualificar e comparar características da psicomotricidade daquele determinado grupo. As turmas selecionadas para o estudo foram da educação infantil, com faixa etária de quatro a cinco anos, totalizando doze crianças, sendo sete com quatro anos. Utilizamos da ludicidade como uma ferramenta atrativa, aplicando as atividades e anotando o desempenho de cada um dos participantes, sendo possível observar modificações no aprendizado, propiciando condições adequadas para o desenvolvimento global, respeitando as especificidades. Desta forma, as mudanças nas escalas propostas por Gallahue puderam ser comprovadas. Acreditamos que uma boa base da educação psicomotora seja fundamental para o desenvolvimento de todo processo de aprendizagem dos infantes.
Desenvolvimento Psicomotor, Educação Infantil, Jogos e Brincadeiras.
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