DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DESEMPENHO FUNCIONAL NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS

Code: 200500288
18
7
Título

DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DESEMPENHO FUNCIONAL NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS

Autores(as):
  • Danielle Vieira Dos Santos

    Santos, Danielle Vieira dos

  • Kátia Kátia Cristiana Fernandes Do Patrocínio

    Patrocínio, Kátia Cristiana Fernandes do

  • Elson Ferreira Costa

    Costa, Elson Ferreira

  • Dalízia Amaral Cruz

    Cruz, Dalízia Amaral

  • Edilson Coelho Sampaio

    Sampaio, Edilson Coelho

DOI
10.37885/200500288
Publicado em

21/07/2020

Páginas

74-83

Capítulo

9

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo analisar o Desenvolvimento Neuropsicomotor e o Desempenho Funcional nas Atividades de Vida Diária de crianças no início da vida escolar. Trata-se de um estudo longitudinal, de caráter descritivo-exploratório, de natureza observacional e abordagem quantitativa dos dados. Participaram 11 crianças matriculadas no Maternal I de uma Unidade de Educação Infantil do município de Belém-Pa. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Criança, Denver Developmental Screening Test - Denver II, Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), e o Diário de Campo. Os resultados do Denver II apontaram que a maioria das crianças apresentou desenvolvimento questionável (54,5%) no Tempo 1, com aumento deste resultado no Tempo 2 (63,6%). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no PEDI, nos tempos 1 e 2, nas áreas Habilidade Funcional de Autocuidado (p=0,008), na Habilidade de Função Social (p= 0,008), e na Assistência do Cuidador, nas áreas de autocuidado (p=0,007) e função social (p=0,01). Além disso, os resultados indicaram que, no Tempo 1, a maioria das crianças apresentou desenvolvimento normal, no Denver II, e desempenho funcional acima da média, nas Habilidades Funcionais de autocuidado e função social, e na Assistência do Cuidador em autocuidado e em função social. Já no tempo 2, observou-se que a maioria das crianças que estava acima da média do escore das Habilidades Funcionais e na Assistência do Cuidador, não possuía desenvolvimento normal. Os achados apontam a importância da estimulação do desenvolvimento infantil no contexto escolar, de modo a favorecer os aspectos educacionais e desenvolvimentais da criança.

Palavras-chave

atividades, de, vida, diária, desempenho, funcional, desenvolvimento, neuropsicomotor, educação, infantil

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.