DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E DESEMPENHO FUNCIONAL NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS
Danielle Vieira Dos Santos
Santos, Danielle Vieira dos
Kátia Kátia Cristiana Fernandes Do Patrocínio
Patrocínio, Kátia Cristiana Fernandes do
Elson Ferreira Costa
Costa, Elson Ferreira
Dalízia Amaral Cruz
Cruz, Dalízia Amaral
Edilson Coelho Sampaio
Sampaio, Edilson Coelho
21/07/2020
74-83
9
Esta pesquisa teve o objetivo analisar o Desenvolvimento Neuropsicomotor e o Desempenho Funcional nas Atividades de Vida Diária de crianças no início da vida escolar. Trata-se de um estudo longitudinal, de caráter descritivo-exploratório, de natureza observacional e abordagem quantitativa dos dados. Participaram 11 crianças matriculadas no Maternal I de uma Unidade de Educação Infantil do município de Belém-Pa. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Caracterização da Criança, Denver Developmental Screening Test - Denver II, Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), e o Diário de Campo. Os resultados do Denver II apontaram que a maioria das crianças apresentou desenvolvimento questionável (54,5%) no Tempo 1, com aumento deste resultado no Tempo 2 (63,6%). Foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no PEDI, nos tempos 1 e 2, nas áreas Habilidade Funcional de Autocuidado (p=0,008), na Habilidade de Função Social (p= 0,008), e na Assistência do Cuidador, nas áreas de autocuidado (p=0,007) e função social (p=0,01). Além disso, os resultados indicaram que, no Tempo 1, a maioria das crianças apresentou desenvolvimento normal, no Denver II, e desempenho funcional acima da média, nas Habilidades Funcionais de autocuidado e função social, e na Assistência do Cuidador em autocuidado e em função social. Já no tempo 2, observou-se que a maioria das crianças que estava acima da média do escore das Habilidades Funcionais e na Assistência do Cuidador, não possuía desenvolvimento normal. Os achados apontam a importância da estimulação do desenvolvimento infantil no contexto escolar, de modo a favorecer os aspectos educacionais e desenvolvimentais da criança.
atividades, de, vida, diária, desempenho, funcional, desenvolvimento, neuropsicomotor, educação, infantil
Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.