DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Code: 200901284
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Título

DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores(as):
  • Maria de Fátima Vasconcelos

    Vasconcelos, Maria de Fátima

  • Pedro Humberto Campos

    Campos, Pedro Humberto

DOI
10.37885/200901284
Publicado em

04/11/2020

Páginas

521-530

Capítulo

32

Resumo

O presente estudo teve como proposta investigar a Representação Social de Desenvolvimento Infantil elaborada por professores de Educação Física escolar com a intensão de compreender como estes organizam sua prática. Analisamos a relação existente entre a Representação Social, as atividades realizadas nas aulas de Educação Física e a utilização do conhecimento da prática psicomotora como ferramenta para a promoção do desenvolvimento do aluno. Para alcançar o objetivo, foram aplicados questionários a professores de Educação Física, atuantes em escolas públicas e privadas e os dados coletados foram tratados por métodos de análise segundo a abordagem estrutural. Tal análise nos indicou que os elementos prováveis constituintes da representação social objetivada são: Psicomotricidade, ludicidade, desenvolvimento motor e movimento. Segundo os sujeitos pesquisados, a Psicomotricidade, compreende um campo de conhecimento que promove interferência no desenvolvimento dos aspectos formadores da criança de forma integrada. A ludicidade apresenta uma característica de promoção da ação com ativação das redes neuronais responsáveis pelo prazer, pela organização emocional, social, motora e cognitiva. O movimento corporal por sua vez é estruturante da organização psíquica do indivíduo, pois como vimos o desenvolvimento infantil se inicia eminentemente por meio da experimentação corporal para atingir a capacidade de abstração. Estes elementos trazem em seus conceitos argumentos estruturantes de uma prática que garante a promoção de estímulos importantes para o desenvolvimento integral da criança. Tais observações nos levam a concluir que, os professores de educação física intencionam a promoção do desenvolvimento integral do aluno por meio dos movimentos em consonância com os pressupostos teóricos da Psicomotricidade, entretanto este conhecimento ainda é superficial, pois o desenvolvimento motor ainda aparece como elemento característico desta prática em detrimento aos demais aspectos.

Palavras-chave

Desenvolvimento infantil, Psicomotricidade, Educação Física escolar, Representações sociais

Autor(a) Correspondente
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