DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM APLICATIVO TECNOLÓGICO COMO COMPLEMENTO AO ENSINO E PRÁTICA DOS EXERCICIOS RESPIRATÓRIOS
Gabriel Coutinho Gonçalves
Gonçalves, Gabriel Coutinho
Gabriel Gomes da Silva
Silva, Gabriel Gomes da
Glória Maria de França
França, Glória Maria de
Juliana Campos Pinheiro
Pinheiro, Juliana Campos
Rafaella Bastos Leite
Leite, Rafaella Bastos
Luiz Gustavo Xavier Filho
Xavier Filho, Luiz Gustavo
Jabes Gennedyr da Cruz Lima
Lima, Jabes Gennedyr da Cruz
Dennys Ramon de Melo Fernandes Almeida
Almeida, Dennys Ramon de Melo Fernandes
Danielle do Nascimento Barbosa
Barbosa, Danielle do Nascimento
Anairtes Martins de Melo
Melo, Anairtes Martins de
02/12/2020
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FISIOTERAPIA NA SAÚDE COLETIVA: PERSPECTIVAS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
Os ambientes educativos informatizados reúnem novos elementos, sendo utilizadas para diferentes fins e em variados contextos educacionais e profissionais. O presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar o aplicativo tecnológico educacional “Fisiospital”, como complemento ao processo de ensino aprendizagem da fisioterapia no ambiente hospitalar e na pratica de assistência da atenção primária em saúde (APS) nos atendimentos domiciliares. A pesquisa trata-se de um estudo documental, quantitativo, transversal e descritivo. A amostra do estudo foi composta por 32 indivíduos, sendo que 17 eram alunos do curso de fisioterapia e 15 profissionais fisioterapeutas da APS. Foi realizado a aplicação de questionários para avaliar a similaridade, acessibilidade, adaptabilidade, proveito, compatibilidade, usabilidade, praticidade e aplicabilidade do aplicativo ‘FISIOSPITAL’. Em relação aos resultados, observou-se que 65,5% dos participantes não relataram complicações em relação a acessibilidade do aplicativo. No entanto, quando foi avaliado o proveito oferecido, 68% relataram que o mesmo precisava ser melhorado. Já em relação a compatibilidade, 71,8% relataram que o aplicativo era de fácil manuseio. O aplicativo Fisiospital, representou uma ferramenta tecnológica no curso de fisioterapia e para a assistência fisioterapêutica, demonstrando que o ensino-aprendizado está sempre em desenvolvimento, principalmente com as novas invenções tecnológicas que contribuem na educação.
Tecnologias de Informação e Comunicação, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia.
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