DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA DETERMINAÇÃO DE MASSA E VOLUME DE SUBSTÂNCIAS POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Code: 220910293
2
0
Título

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA DETERMINAÇÃO DE MASSA E VOLUME DE SUBSTÂNCIAS POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores(as):
  • Daniela Carvalho Ferraz Nolasco Neves

    Neves, Daniela Carvalho Ferraz Nolasco

  • Bruno Feres De Souza

    Souza, Bruno Feres de

  • Wener Borges De Sampaio

    Sampaio, Wener Borges de

  • Maira Silva Ferreira

    Ferreira, Maira Silva

DOI
10.37885/220910293
Publicado em

01/11/2022

Páginas

776-788

Capítulo

54

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH VI

Resumo

A Química é uma ciência de caráter obrigatório para diversas áreas da Engenharia e possui atividades práticas e teóricas em sua metodologia de ensino. Dentre os mais diversos experimentos realizados em aulas práticas, muitos dependem da medida de massa de substâncias e da medida de volume de solventes. Durante tais experimentos, utiliza-se uma balança analítica para a obtenção das medidas. Neste trabalho, desenvolveu-se um aplicativo para dispositivos móveis capaz de realizar processamento de imagens e reconhecimento de caracteres segmentados em tempo real, assim como reconhecimento de comandos de voz, a fim de permitir que o usuário portador de deficiência visual consiga, de forma independente, realizar tais experimentos. O usuário tem acesso a três possíveis funcionalidades: uso de calculadora com as quatro operações matemáticas básicas através de comandos de voz; uso da funcionalidade de leitura de medidas de massa, em que são calculados a média aritmética e o desvio padrão dos dados fornecidos, em determinado tempo, pela balança analítica e; uso da funcionalidade de conversão de massa em volume de substâncias líquidas. Neste caso, o usuário informa via comando de voz o tipo de solvente e a temperatura, e o aplicativo é capaz de calcular o volume a partir dos dados de densidade previamente registrados na biblioteca do aplicativo e da leitura da massa obtida na balança analítica. Logo, o uso do aplicativo "Leitor Acessível" é proposto como uma tecnologia assistiva para inclusão de alunos com deficiência visual nas metodologias de ensino de Química Experimental.

Palavras-chave

Química Experimental,Tecnologia Assistiva, Inclusão, Deficiência Visual, Desenvolvimento Mobile.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.